#AVidaDaGente: Globo escolhe um dos maiores sucessos de Lícia Manzo para ser reprisada na TV

fevereiro 16, 2021


Quando foi ao ar, entre o final de 2011 e início de 2012, A Vida da Gente foi um sucesso entre o público e a crítica. Desde então, passou a ser uma das novelas mais pedidas para ser reexibida na TV Globo. E, a partir de 1º de março, na faixa das 18h, vai ser possível rever a história de amor, conexão e afeto de Ana (Fernanda Vasconcellos), Manu (Marjorie Estiano) e Rodrigo (Rafael Cardoso). 

A trama, cheia de emoção, traz à tona situações e experiências que instigam a reflexão sobre as escolhas que fazemos ao longo da vida. A novela é escrita por Lícia Manzo, com direção de núcleo e geral de Jayme Monjardim, e direção geral de Fabrício Mamberti. A novela traz ainda no elenco Regiane Alves, Gisele Froes, Maria Eduarda de Carvalho, Malu Galli, Angelo Antonio, Stenio Garcia, Alice Wegmann, Julia Almeida, Sthefany Brito, Leona Cavalli, entre outros. Abaixo, assista o vídeo da chamada da novela na TV:
 

“Difícil para mim separar o que escrevo do que sou. A essência de A Vida da Gente permanece para mim atual na medida que são assuntos que ainda me mobilizam e me fazem pensar”. A reflexão é da autora da novela, Lícia Manzo. Jayme Monjardim, diretor da obra, faz coro à fala da companheira de trabalho. “Este é um dos projetos mais importantes que fiz. É uma novela que tem uma relação com a vida e com as emoções muito forte e consistente. É um presente a volta desta novela", reforça.
 
Para Marjorie Estiano, poder rever A Vida da Gente vai ser especial por vários motivos. “Essa novela foi gravada há dez anos, e olhar para trás é sempre uma oportunidade de se reavaliar e compreender o seu momento presente. O texto da Lícia é existencial, são conflitos atemporais e por esse motivo vai ser interessante perceber se, passados dez anos, assumiríamos os mesmos posicionamentos de antes ou interpretaríamos as circunstâncias da mesma maneira. O que muda ou mudou, o que permanence”, avalia Marjorie. 

Fernanda concorda e diz que se surpreendeu com a receptividade das pessoas após o anúncio da reexibição. “Essa novela me marcou de forma muito positiva. Não somente pela repercussão que ela teve, mas pela intensidade do processo. Eu esperava reações positivas, mas fui surpreendida. Que bom que o público está demonstrando desejo em rever novelas antigas, e melhor ainda, saber que essa novela deixou boas lembranças”, afirma a intérprete de Ana.

As duas atrizes também recordam momentos especiais da trama. "Entre tantos diálogos belíssimos, tem um trecho em que a personagem da Nicette (Bruno), que vivia a vó Iná, fazia uma reflexão justamente sobre o tempo e a transformação que ele pode testemunhar. Acho que é a síntese da sensação de revermos A Vida da Gente", lembra Marjorie, que dá vida à Manuela na história. 

Para Fernanda, uma discussão de oito minutos entre as irmãs é uma das cenas mais marcantes "há um texto de imensa qualidade com uma gama de sentimentos que estavam guardados entre as personagens, provando por 'A + B' que ambas erraram ao longo da vida e que não havia vilã nessa história toda. Assim como na vida, A Vida da Gente’mostra que existem escolhas a serem feitas e que temos que arcar com as nossas decisões”

Destino turístico
 
Bonito, no Mato Grosso do Sul. Gramado e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ushuaia e Buenos Aires, na Argentina. Este até poderia ser um roteiro de viagens com ideias para as próximas férias (ou para quando a pandemia passar), mas são, na verdade, algumas das locações de A Vida da Gente. É para viajar sem sair do sofá! 
 
Durante as gravações, que ocorreram em 2011, foram mais de 30 dias de viagem. O ponto de partida foi Bonito (MS), onde Fernanda Vasconcellos e Rafael Cardoso gravaram toda a sequência do primeiro capítulo, quando os personagens admitem que estão apaixonados. As cenas subaquáticas da trama foram realizadas em um lago com águas cristalinas. De lá, Fernanda foi para a neve de Ushuaia, na Patagônia Argentina, o segundo destino da equipe. 

Durante uma semana, Fernanda e Ana Beatriz Nogueira, que interpreta Eva, sua mãe na trama, gravaram nos parques, bosques e lagos da região conhecida como o fim do mundo. As locações serviram como cenário para a fase em que a personagem Ana (Fernanda Vasconcellos) passa uma temporada fora do Brasil com a mãe. De lá, elas partiram para a capital argentina, onde se encontraram com Gisele Fróes, que dá vida à Vitória, treinadora de Ana na história. Em Buenos Aires as atrizes gravaram em San Telmo, Puerto Madero, Caminito, entre outros locais. 
 
O último destino foi o sul do Brasil. Embora a família dos principais personagens seja de São Paulo, é em Porto Alegre e Gramado que a trama se passa. No local, Fernanda Vasconcellos, Nicette Bruno, Sthefany Brito, Rafael Cardoso e Marjorie Estiano gravaram em locações como a Casa de Cultura Mario Quintana, o Mercado Público, o Cais do Porto, o Parque Moinhos de Vento, entre outros cartões postais. 

Em Gramado, as gravações foram realizadas nos principais pontos turísticos da cidade, como a Rua Borges de Medeiros e a Igreja da Matriz. Na trama, Gramado é a cidade onde mora a doce Iná (Nicette Bruno), avó de Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manu (Marjorie Estiano). 
 
Caracterização
 
O cotidiano, simples e corriqueiro, é a fonte de inspiração para a caracterização de todos os personagens de A Vida da Gente. Para seguir este conceito, a equipe precisou trabalhar com alguns truques, especialmente na viagem para Ushuaia, quando os atores ficaram expostos ao frio e ao vento. Neste período das gravações, foram usadas pinceladas de vaselina depois da maquiagem pronta para que tudo tivesse um efeito mais natural. 
  
O conceito de simplicidade também permeou as peças do figurino. Para montar o guarda-roupa da novela, a equipe garimpou em lojas do Rio, Buenos Aires, São Paulo e Porto Alegre. Diversas jaquetas de couro, que compõem o traje da personagem Vitória (Gisele Fróes) vieram da capital argentina. 

Já a maioria dos casacos de invernos foi comprada em Porto Alegre. Mesmo sendo o inverno a estação que marca a estreia da trama, a paleta de cores do figurino é bem colorida e clara já que a obra é leve e solar. A personagem Ana (Fernanda Vasconcellos) tem ainda outra particularidade: sempre usa uma peça ou acessório vermelho, para marcar a presença da tenista em cena. 
 
O sul do Brasil
 
A cidade cenográfica de A Vida da Gente foi projetada para ser dividida entre Porto Alegre e Gramado, onde a trama se passa. Na ocasião das gravações, a equipe de cenografia construiu uma área comercial inspirada no bairro Moinhos de Vento, de Porto Alegre. Para Gramado, a equipe priorizou a arquitetura europeia do local, assim como um paisagismo bem típico, com heras, trepadeiras e hortênsias, e uma mistura de plantas naturais e artificiais. O piso desta parte da cidade projetada nos Estúdios Globo era quase todo de pedra, exatamente como a Gramado real.  
 
A simplicidade e o realismo foram a base para os quase 70 ambientes que foram erguidos em estúdio para a obra. Além da cidade cenográfica, uma quadra de tênis foi construída nos Estúdios Globo especialmente para a novela, assim como parte da arquibancada. E uma curiosidade da época: parte da figuração e os cenários dos estádios foram inseridos ao redor da quadra virtualmente. Abaixo, confira a abertura da novela:





Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários