#Cultura: 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes presta homenagem à cineasta franco-colombiana Paula Gaitán

janeiro 03, 2021

Crédito: Leo Lara / Universo Produção / Divulgação.  

Entre 22 e 30 de janeiro de 2021, será realizada a 24ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais. A temática deste ano aborda todas as possíveis vertentes da criação audiovisual, além de fazer uma homenagem à artista plástica, fotógrafa, poeta e cineasta franco-colombiana, Paula Gaitán. Ela vive no Brasil desde a década de 1970 e já trabalhou com Glauber Rocha.

Esse ano, devido a pandemia da COVID-19, a Mostra Tiradentes terá um formato híbrido: on-line, gratuita e com extensa programação de filmes, lives, oficinas e debates pelo site oficial do evento e também com um cine drive-in especialmente montado na cidade histórica, seguindo todas as medidas de seguranças necessárias para que não haja aglomeração. 

Num ano tão absolutamente atípico como 2020, o cinema foi um dos quadros mais diretamente afetados, em várias frentes: fechamento das salas de exibição, interrupção de projetos e filmagens em andamento e, especificamente no Brasil, a ampliação da paralisia do governo federal relativa ao setor, que se amplificou pelos impactos da pandemia. 

Consciente de todas as complexidades desse cenário, a Mostra Tiradentes leva para sua temática parte dos questionamentos de um tempo único da história do mundo. “Vertentes da criação" é o tema proposto pelos curadores Francis Vogner dos Reis e Lila Foster para a edição de 2021. 

A ideia partiu da percepção de que há, em anos recentes, uma reconfiguração intelectual e empírica dos processos na produção do país. O cinema brasileiro se reinventa nas circunstâncias impostas a ele e nas inquietações de criadores arrojados que constantemente reinventam as formas do fazer.

“A Mostra marca, a cada ano, vários ciclos: de filmes produzidos no ano que antecede o mês de janeiro, quando é realizada; de questões que ecoam a partir dos debates do ano anterior; e de eventos sociais, econômicos e culturais indissociáveis do que podemos chamar de campo do cinema brasileiro”, afirma Francis Vogner dos Reis.

Homenagem

Ao se falar em “Vertentes da criação”, o nome da cineasta Paula Gaitán parece se acomodar à perfeição. Na ousadia expressiva e na variedade criativa, trata-se de uma artista incontornável, e não apenas no cinema brasileiro contemporâneo, a julgar pelas constantes celebrações e retrospectivas de sua obra ao redor do mundo nos últimos anos. 
Crédito: Leo Lara / Universo Produção / Divulgação. 

Gaitán realiza longas, curtas e médias-metragens, faz filmes com dinheiro, sem dinheiro, filme caseiro, performances, musical de memória, filme híbrido, documentário especulativo, ficção poética, cine-retrato abstrato, videoclipes, séries de entrevistas, artes visuais e outros mais. 

“Ela usa a câmera como uma pintora usa o pincel. E tudo para ela é música, dos ruídos às cores”, destaca Francis Vogner dos Reis, coordenador curatorial da Mostra. Abaixo, confira a entrevista que Paula Gaitán concedeu ao programa "Cinematógrafo", da Rede Minas, na edição da Mostra no ano passado:

Oficina

Devido à pandemia de COVID-19, todas as atividades da 24ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes serão realizadas em ambiente digital, mantendo o mesmo propósito e conceito das edições realizadas presencialmente. Para esta edição, a Mostra Tiradentes promove dez oficinas com oferta de 225 vagas. É permitida apenas uma inscrição por pessoa. 

Os interessados podem se inscrever até 11 de janeiro, ou até se esgotarem as inscrições, pelo site oficial da Mostra Tiradentes, escolhendo uma entre as seguintes modalidades: “Atuação no Cinema”, “Audiência do Audiovisual - Como os filmes podem alcançar seus públicos”, “Da ideia ao filme: Como desenvolver o seu projeto”, “Documentários Domésticos”, “O poder da cultura sonora para o som no cinema”, “Por uma mise-en-scène pandêmica”, “Produção executiva de audiovisual”, “Reencantar o corpo, reencantar o mundo”, “Roteiro de Curtas” e “Roteiro para narrativas audiovisuais”.

As oficinas integram o Programa de Formação Audiovisual que a Universo Produção realiza no âmbito do Cinema sem Fronteiras 2021. As atividades têm por objetivo contribuir para formação, capacitação, qualificação de profissionais – questão vital para o crescimento da indústria audiovisual no Brasil e, ao mesmo tempo, estimular a formação de novos talentos, oportunizar o encontro e o intercâmbio de ideias e conhecimento.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários