#Turismo: Tiradentes anuncia a entrada de turistas e retoma atividades comerciais durante a Pandemia

julho 16, 2020

Crédito: Diego Grandi / iStock / Reprodução. 
Depois de 114 dias com as atividades econômicas e turísticas interrompidas em função do Novo Coronavírus, a cidade histórica de Tiradentes, Região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais, anunciou que a cidade aderiu ao Programa Minas Consciente. Com isso, a Prefeitura autorizou que restaurantes possam atender via delivery e pousadas voltem a receber turistas, desde que siga as medidas de segurança das autoridades sanitárias.

Por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito o prefeito José Antônio do Nascimento (PSDB), informou que “todos os estabelecimentos vigentes na onda do programa, de posse do alvará COVID-19 e do selo Estabelecimento Seguro, terão a liberdade de retomar suas atividades”. 

O Prefeito esclareceu ainda que a retomada econômica e turística da cidade histórica se dará em função da tranquilidade epidemiológica de Tiradentes: a cidade possui oito casos confirmados, até o momento, e apenas uma morte confirmada. 

De acordo com o Governo de Minas, Tiradentes está na Onda Branca do programa que contempla a abertura dos estabelecimentos, sem esquecer dos que prestam serviços essenciais. No vídeo abaixo (gravado antes da Pandemia), você confere as dicas dos principais pontos turísticos da cidade histórica:


Retomada

Em abril, o Governo de Minas e a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur-MG) discutiram estratégias seguras e consistentes para a retomada gradual das atividades turísticas no estado, chamado de Minas Consciente

“Não se trata de relaxamento ou de flexibilização. Entendemos que cada município tem suas particularidades, suas peculiaridades. Então, cada um deve prosseguir com suas responsabilidades para evitar a propagação da doença”, avaliou o secretário adjunto de Estado de Saúde, Marcelo Cabral.

O programa setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença. Uma vez publicadas as diretrizes, cabe aos municípios promover as avaliações para posterior adoção dos protocolos.

“Quando a prefeitura adere ao plano, ela não perde a autonomia de decidir sobre estratégias de enfrentamento à crise, e sim anda de mãos dadas com as secretarias de Estado que estão em constante avaliação sobre medidas necessárias para proteger a população e movimentar a economia ao mesmo tempo”, disse o chefe de gabinete da SES-MG, João Pinho, durante a primeira reunião do Minas Consciente.

Veja também:
- Dicas de passeios e restaurantes em Tiradentes




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários