#Tecnologia: Cresce o número de usuários do WhatsApp ao redor do mundo durante a Pandemia

julho 10, 2020

Crédito: Pexel / Reprodução. 
Não é novidade que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo. Com mais de 2 milhões de usuários ativos mensais, o aplicativo de troca de mensagens é líder em 112 países, inclusive no Brasil, que figura em segunda posição em número de usuários. De acordo com uma pesquisa da Kantar, o uso do WhatsApp cresceu até 76% devido à pandemia da COVID-19

A pesquisa mostra ainda que comerciantes, escolas, empreendedores e empresários tem adotado a versão Business do Whatsapp, como forma de manter relacionamento com o consumidor durante o isolamento domiciliar, o que ajudou a aquecer o comércio on-line. 

Além disso, tem crescido o uso de um recurso que permite aos usuários digitalizar um código QR e conversar diretamente com uma empresa, facilitando o compartilhamento de catálogos de produtos e/ou links de venda direta.

Outro estudo da Cuponation mostra que o WhatsApp garantiu o terceiro lugar de acesso durante os primeiros meses da Pandemia,  ficando atrás do Facebook e do Youtube. Enquanto no primeiro levantamento o assunto penetração mundial do uso regular do aplicativo foi de 48% (ou seja, quase metade do mundo), a segunda proposta aponta que o app conseguiu se posicionar em tal colocação justamente por causa dos dois milhões de usuários ativos que vem mantendo nas últimas semanas.

No Brasil, o Whatsapp é uma das “redes sociais” mais utilizadas pela população. Não porque é possível enviar isso ou aquilo, mas por que é fornecido de forma gratuita no país, já que o sistema de SMS e ligações é pago - ao contrário dos Estados Unidos, por exemplo, em que este sistema é 100% de graça, o que torna o aplicativo quase desconhecido pelos norte americanos.

Novidade

O WhatsApp está lançando o pacote de figurinhas animadas “Vamos fazer Negócios?” para que as pequenas e médias empresas no WhatsApp Business tenham uma forma divertida de se comunicar com seus clientes. 

O pacote está disponível para baixar no app e foi desenvolvido pela artista brasileira Ana Cattini. As novas figurinhas podem ser usadas para agradecer, informar e fechar negócios. Essas são algumas das primeiras figurinhas animadas a serem disponibilizadas.

Novos hábitos

Durante o primeiro mês de isolamento social devido à pandemia, as compras feitas por meio de aplicativos cresceram 30%, no Brasil, de acordo com levantamento do Instituto Locomotiva. A alta foi significativa em dois grupos populacionais: o de pessoas com mais de 50 anos de idade e o das classes C, D e E, que, somadas, representam mais da metade dos consumidores do país.

Quase metade (49%) das pessoas abordadas pelo instituto declarou que pretende ampliar as compras por aplicativos, após o fim do isolamento social. Além disso, cerca de um terço (32%) pontuou que planeja reduzir as idas a lojas físicas.

A pesquisa mostra que a mudança de padrão no consumo também se refere aos produtos colocados nos carrinhos. Enquanto 39% dos entrevistados disseram estar comprando mais alimentos, 53% afirmaram ter diminuído a aquisição de itens de lojas de departamento.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários