#Tecnologia: Museu do Ipiranga faz parceria com Wikipédia para difusão digital de acervo cultural

maio 21, 2020

Crédito: Governo de SP / Reprodução. 

O período da quarentena do #NovoCoronavírus afastou o público dos espaços culturais, uma vez que é importante evitar aglomerações devido a alta possibilidade de contágio da COVID-19. Porém, algumas alternativas passaram a ser colocadas em prática como uma forma de não só aproximar o público, como também universalizar o acesso à informação

Esse é o caso do Museu do Ipiranga, em São Paulo, que de forma inédita, irá ampliar a sua presença digital por meio da Wikipédia, uma das maiores plataformas colaborativas do mundo. Por isso, até o dia 15 de junho será realizado o Wikiconcurso Novo Museu do Ipiranga, no qual participantes concorrem a prêmios ao colaborar com conteúdos relacionados ao Museu e seu acervo na Wikipédia

Em 2019, imagens de obras no acervo da instituição foram vistas 32,2 milhões de vezes nos projetos Wikimedia, especialmente a WikipédiaArtigos na enciclopédia eletrônica em português sobre temas relacionados ao Museu foram vistos, no mesmo período, 14 milhões de vezes. A expectativa é que as melhorias realizadas nos conteúdos em questão atinjam dezenas de milhões de leitores.

Também faz parte da parceria a realização de quatro maratonas de edição na Wikipédia – conhecidas como "editatonas", que são eventos abertos em que interessados aprendem como editar na enciclopédia eletrônica e fazem suas primeiras contribuições acompanhados por editores experientes.
Crédito: Governo de SP / Reprodução. 
Haverá, ainda, quatro seminários técnicos voltados a desenvolver colaborativamente a infraestrutura necessária para a difusão digital livre do museu, em especial de seu acervo. Inovações esperadas incluem jogos para completar informações sobre obras no museu e aplicativos para construir livros automáticos a partir do acervo.

"A Wikipédia é um meio digital de impacto global e a participação sistemática do Museu do Ipiranga garante a melhoria real da cultura histórica e científica no Brasil e sobre o Brasil", comenta João Alexandre Peschanski, presidente do Wiki Movimento Brasil. "As contribuições do Museu do Ipiranga não são apenas transferência de imagens e mídias de objetos de seu acervo; o Museu do Ipiranga atua como um curador digital nessa rede de conhecimentos", conclui.

Em um projeto piloto, desenvolvido entre 2017 e 2018, o Museu do Ipiranga e o Wiki Movimento Brasil disponibilizaram 23 mil imagens de obras do museu no repositório de mídias da Wikipédia. Nesse contexto, 130 artigos foram criados na Wikipédia e 1.421 foram melhorados. 

A expectativa é que se chegue a 30 mil imagens acessíveis livremente, em 2020. O quadro mais importante no acervo, "Independência ou Morte", de Pedro Américo, foi a peça mais vista na iniciativa GLAM-Wiki do Museu, com 1,1 milhão de visualizações até dezembro de 2019.

Museu Digital

A iniciativa é uma atividade do Wiki Movimento Brasil e da equipe do Museu do Ipiranga, com parceria da Fundação Banco do Brasil e realização da Universidade de São Paulo e da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP). O Wiki Movimento Brasil é uma organização que reúne editores da Wikipédia no Brasil, afiliada da Fundação Wikimedia.

As atividades fazem parte de um plano mais amplo do Museu do Ipiranga de aumentar sua presença no meio digital, em que a Wikipédia é tida como um espaço fundamental. Nesse contexto, a instituição está não só aderindo a práticas de disponibilização de conteúdo, mas também de conhecimento aberto e licenças livres. "Estamos nos preparando para atender as demandas do novo Museu do Ipiranga", diz Solange Ferraz de Lima, diretora do museu. 
Festa escolar no Museu do Ipiranga em 1912. Crédito: Augustin Salinas y Teruel /  Google Art Project. 
A Iniciativa Wikipédia do Novo Museu do Ipiranga integra o conjunto de programas e atividades em vista à reabertura do edifício-monumento do Museu, em 2022. A expectativa é que dezenas de milhões de pessoas tenham acesso a imagens e textos relacionados ao acervo do Museu durante todo o ano por meio da parceria realizada com o Wiki Movimento Brasil, a partir de práticas de difusão digital colaborativas.

"O compromisso com a pesquisa e o ensino é a base para difundir amplamente o conhecimento gerado a partir dos acervos. Se as exposições permitirão o contato presencial e sensorial com o magnífico espaço do Museu e suas coleções, a atuação digital desempenhará outra função: prolongar e aprofundar a relação do público com os conteúdos", finaliza Solange.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários