#Coronavírus: Enfrentamento da pandemia mundial exige mudanças, novos hábitos de higiene e limpeza

março 22, 2020

Crédito: Mayo Clinic / Flipboard / Reprodução.  

O Novo Coronavírus tem mudado a rotina de milhares de pessoas em todo o mundo. Com sintomas iniciais muito parecidos com uma gripe ou resfriado, a COVID-19 é mais séria do que a gente imagina e pode levar a morte, sobretudo idosos, crianças e pessoas que possuem doenças crônicas como hipertensão ou diabetes, por exemplo. 

Por conta disso, as autoridades sanitárias passaram a recomendar – além da lavagem das mãos várias vezes ao dia e o uso de álcool gel 70%, o isolamento domiciliar com uma forma de inibir a transmissão da doença e, dessa maneira, evitar mais mortes. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as pessoas que apresentam o sintomas devem procurar atendimento nos hospitais e/ou serviços de saúde de referência da sua cidade, como forma de evitar a proliferação da doença.

Outra recomendação que tem sido bastante divulgada é evitar o contato físico e ter uma distância preventiva de até 1 metro. Com isso, formas de saudações alternativas estão sendo amplamente divulgadas na internet, tais como o aceno de longe com sorriso, o tradicional joinha ou, até mesmo, a batida de pés ou de cotovelos, como forma de incentivar que as pessoas evitem de dar as mãos, uma vez que esse é o principal foco de disseminação da COVID-19.

Veja também:

- Como Brasil e mundo respondem ao Coronavírus?
- 10 Fake News mundiais sobre Coronavírus
- População de BH poderá denunciar estabelecimentos abertos

Mesmo para quem está em casa, a mudança de rotina é notável. Quem vai à rua para fazer alguma coisa, a recomendação é não esquecer de lavar as mãos com água e sabão. Além disso, é importante limpar algumas superfícies de contato diários das mãos como maçaneta da porta, interruptor de luz, botão de elevador, controle remoto, teclado e mouse de computador, tablet e celular, por exemplo. Higienizar esses produtos com uma toalha descartável e álcool é o mais recomendado.
Crédito: Divulgação / Diário dos Campos / Reprodução. 

Já para quem tem crianças e idosos no núcleo familiar, os cuidados devem ser ainda mais redobrados de quem vem da rua e entra em casa. Pode parecer uma medida extrema em um primeiro momento, mas há quem prefira deixar o calçado do lado de fora da casa ou na área de serviço e, até mesmo, já deixar no cesto a roupa que veio da rua para evitar assim qualquer possibilidade de transmissão. Clique aqui e confira o que verdade ou mentira sobre a COVID-19.

Ainda, como forma de prevenção, muitas empresas optaram por dar férias aos seus funcionários ou pelo trabalho em Home Office – ou seja, desempenhar a sua função laboral em casa. Como algumas modalidades de emprego não é possível fazer essa prática, há empresas – principalmente no comércio, que já estudam um programa de demissão. Se isso acontecer de fato, haverá ainda mais impacto negativo na economia brasileira que já sofre com a alta do dólar acima dos R$ 5.


No Brasil

O número de casos de COVID-19 subiu de 904 para 1.128 nas últimas 24 horas, conforme divulgou o Ministério da Saúde, no último sábado (21/03). O número de mortes aumentou de 11 para 18. O Maranhão registrou hoje a primeira ocorrência da doença, detectada em um viajante que chegou de outro estado. No momento, apenas Roraima não registra nenhum caso.

Ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, a região Sudeste registra o maior número de casos, com 642 confirmações. Em seguida, a região Nordeste, que soma 168 casos, a região Sul  com 154 casos, o Centro-Oeste com 138 e a região Norte, com 26. Do total de mortes, 15 ocorreram no estado de São Paulo; e as três restantes, no estado do Rio de Janeiro.

Minas Gerais possui 55 casos confirmados e 5.862 suspeitos, de acordo com os últimos dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Em Belo Horizonte, o número de casos confirmados saltou de 18 para 30. A capital responde por 55% do total de casos confirmados no Estado. Entre os pacientes, 34 são homens e 20 são mulheres. A maioria tem entre 31 e 40 anos.

Pelo mundo

A forma rápida como o Novo Coronavírus se espalhou pelo planeta fez com que a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificasse a doença como pandemia mundial. Até o fechamento desta edição, já foram contabilizados mais de 11 mil mortes em todo mundo por conta do Coronavírus,  segundo os últimos dados da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Já o número de casos de infecção mundial chegou a 275.469. Mais de 88 mil pessoas se recuperaram da enfermidade. O país comandado, atualmente, por Donald Trump chegou a registrar 19.624 casos e 260 vítimas fatais.
Crédito: Europa Press News / Divulgação. 
O Novo Coronavírus teve início em dezembro de 2019, no qual os primeiros casos da doença foram relatados na província de Wuhan, na China, em pessoas que estiveram em uma feira de animais vivos. Logo após esses primeiros casos, o vírus se espalhou entre as pessoas – mesmo entre as que não tiveram contato com a feira de animais, pois se trata de um vírus respiratório de fácil transmissão.

Na última quinta-feira (19/03), a China anunciou, pela primeira vez, que não registrou, nas últimas 24 horas, qualquer novo caso de COVID-19, mas verificou 34 casos de infectados que vieram do exterior. Trata-se da primeira jornada sem casos locais de contaminação desde que as autoridades locais definiram, em janeiro, os critérios de contagem.





Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários