#CaféFolia: Palhaços levam bloco de carnaval para hospitais e instituições de acolhimento de Minas Gerais

fevereiro 16, 2020

Palhaços interagem com os pacientes da oncopediatria da Santa Casa BH durante o Bloco do Hahaha. Crédito: Carol Reis / Reprodução. 

Este ano são esperadas 5 milhões de pessoas para o @carnavaldebh. Mas, para garantir que pessoas hospitalizadas ou acolhidas em instituições também aproveitem esta grande festa, o @InstitutoHahaha leva a folia até elas. 

De 13 de fevereiro a 1º de março, a trupe de palhaços promovem o Bloco Hahaha em sete hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), 1 Instituição de Longa Permanência para Idosos e 2 Unidades de Acolhimento Institucional de Minas Gerais.

O cortejo carnavalesco terá figurino com adereços da época, além de marchinhas e a famosa paródia anual criada pelos próprios artistas. Este ano, a música escolhida é a “Tudo OK”, de Thiaguinho MTr. Além disso, em breve  Instituto lançará o clipe oficial da “Brota no Plantão", uma versão com a participação especial dos idosos do Instituto Geriátrico Afonso Pena (IGAP), do Grupo Santa Casa BH. Enquanto isso, confira como foi o carnaval em 2019:


Há anos, as paródias tem extrapolado fronteiras físicas e conquistado o afeto de milhões de pessoas na grande avenida virtual das redes sociais, como o vídeo da paródia “Funk das Enfermeiras" que já teve mais de 17 milhões de visualizações nas redes sociais. 

Para o Gestor de Criação e Manutenção Artísticas do Instituto, Eliseu Custódio, o Bloco Hahaha é uma forma de conectar as pessoas privadas de participar da folia com o que acontece fora dos ambientes de saúde e de acolhimento. “O ritmo do carnaval nestes ambientes impulsiona um movimento que é orgânico, o de festejar. Levar a energia do carnaval para esses espaços automaticamente já ativa a memória corporal do balanço, do gingado e da celebração”

A chefe da unidade de Pediatria do Hospital das Clínicas da UFMG, Regina Celi Marques de Almeida, afirma que “as ações em datas festivas são aguardadas com muito entusiasmo não só pelos pacientes, mas por toda comunidade hospitalar (servidores, acompanhantes, visitantes e equipe acadêmica). Duas palavras define este projeto: profissionalismo e doação. O que me chama mais atenção, é a aceitação do público. Momento mágico, que transforma a tristeza em Alegria”

Novidades 

@InstitutoHahaha tem muitos motivos para fazer folia neste ano!  Além da Residência Artística iniciada em Ipatinga,  há um novo marco: a expansão das intervenções dos palhaços para as Unidades de Acolhimento Institucional (Uai’s) Casa dos Pequenos e Casa Tremedal, em Belo Horizonte (MG). Desde janeiro, crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional recebem uma vez por semana a visita dos artistas palhaços.

Apresentações 

13/02 - Hospital Márcio Cunha (Ipatinga), às 9h30
14/02 - Hospital Infantil João Paulo II, às 11h
14/02 - Hospital João XXIII, às 10h
17/02 - Santa Casa BH, às 10h
17/02 - Instituto Geriátrico Afonso Pena, às 12h
18/02 - Hospital da Baleia, às 10h
18/02 - Casa dos Pequenos, às 14h30
19/02 - Hospital Paulo de Tarso - 10h
19/02 - Casa Tremedal, às  17h
20/02 - Hospital das Clínicas (UFMG), às 10h




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários