#CaféFolia: Aline Calixto fala sobre os temas de novela no carnaval e os desafios de colocar o bloco na rua

fevereiro 10, 2020

Aline Calixto interpreta a personagem Tancinha da novela "Sassaricando". O ensaio com vários outros personagens pode ser visto no Instagram. Crédito: Andreza Sena / Divulgação. 
Carnaval é uma novela! Esse é o tema que a cantora @AlineCalixto escolheu para animar seu bloco que sairá pelo sétimo ano consecutivo pelas ruas da Savassi, em Belo Horizonte (MG), no dia 22 de fevereiro, às 13h30. Ano passado cerca de 300 mil foliões seguiram o bloco e, agora em 2020, espera-se um número ainda maior de pessoas que irão relembrar os melhores hits noveleiros em ritmo de carnaval com muito axé, rock, forró e samba.

Para selecionar os temas, Aline faz uma profunda pesquisa musical para escolher as canções que que farão parte do repertório das apresentações. Entre os temas escolhidos estão "Você não vale nada", da banda Calcinha Preta, da novela Caminho das Índias; "Noite Preta", de Vange Leonel, da novela Vamp; e "María", de Rick Martin, da novela Salsa e Merengue, por exemplo. 

E não é que essa mistura de carnaval e novelas tem tudo para dar certo? Para falar mais sobre todas essas novidades, o blog @cafecnoticias conversou com  a cantora Aline Calixto. Ela falou também sobre os desafios de colocar o bloco na rua e da sua nova fase, a maternidade. Confira: 

1) O seu bloco é um dos mais aclamados do Carnaval de BH. Queria que você falasse, brevemente, como é colocar um "bloco na rua" com uma boa estrutura e gratuito? Os patrocinadores/apoiadores estão mais receptivos?

Colocar um bloco na rua é sempre um desafio, uma luta mesmo. Pra entregarmos uma festa a altura, é necessário muito esforço de toda equipe (produção, músicos, equipe técnica, etc) e dinheiro. Sem infra-estrutura financeira não se realiza nenhum desfile. O meu bloco conta com o patrocínio da marca de cervejas Amstel, apoio importantíssimo para viabilizar nosso cortejo no sábado de carnaval.
A Natasha, da novela "Vamp", também ganhou homenagem de Aline Calixto. Crédito: Andreza Sena / Divulgação. 
2) Como surgiu essa ideia de revisitar os temas de novela para o bloco nesse ano? O que o público pode esperar para o desfile no dia 22/02?

Então, sempre que termino o carnaval de um ano já to com o tema do outro definido. O público pode esperar um desfile que vai mexer com sua memória afetiva e com o seu corpo...rsrsr! Tá espetacular. Quem foi ao nosso pré-carnaval teve uma noção do que estará por vir no desfile.

3) E o processo de seleção dessas músicas, como foi? No esquenta/pré-carnaval do dia 01/02 já deu para sentir a recepção do público? 

Foi sem sombra de dúvidas o ano mais complicado nesse aspecto. Eram muitas músicas, o universo musical que envolve as novelas é gigantesco. Vamos homenagear apenas uma parcela deste. Apresentamos boa parte do repertório no nosso esquenta. O público foi ao delírio com temas como “Tieta”, Você não vale nada”, “Brasil” e “María”. Ficou um gostinho de quero mais, que será devidamente saciado em nosso cortejo.






O que vocês acharam da Calixto como Griselda, vulgo Pereirão? 👩🏻‍🔬🔧É claro que a gente começaria nossa sessão de fotos do #BlocodaCalixto2020 com Fina Estampa!🌟⁣ ⁣ A trama, que foi ao ar no horário nobre da Globo em 2011, trazia o casal Quinzé (@eumalvinosalvador) e Dagmar (@crisvianna), cujas cenas de amor eram embaladas por “Flor Morena”, interpretada por Aline Calixto, e composta especialmente para ela por @arlindocruzobem, Jr. Dom e @zecapagodinho.🌸⁣ ⁣ Quem aí já tá ansioso para ouvir essa trilha no sabadão de carnaval em BH?💃🏻⁣ ⁣ Concepção: Aline Calixto⁣ Fotografia: @andrezasenafotografia)⁣ Edição: @ayalamelgaco Make: @rafapastormakeup⁣ Cabelo: @anajustinooficial Figurinos: @apartamento03 e @jhuniformes⁣ Produção: @cordeiro.joyce e @rebatata
Uma publicação compartilhada por Aline Calixto | Samba (@alinecalixto) em


4) Novela é algo que faz parte da memória afetiva do brasileiro. Você é noveleira? Assiste alguma hoje em dia ou tem alguma que ficou marcada na sua memória?

Exatamente, as novelas sempre permearam nosso universo cultural. Ditaram modas, tendências, jargões. Hoje talvez em menor escala (devido ás novas plataformas de conteúdo via internet), mas continuam presentes na vida dos brasileiros. Eu era super noveleira. Hoje em dia quase não vejo TV. Mas sempre que vou por exemplo a casa dos meus pais, costumo assistir algum capítulo. Várias novelas me marcaram, mas com certeza “Fina Estampa” tem um significado especial, visto que minha música “Flor Morena” fez parte da trilha da novela.

5) Para finalizar, gostaria que você falasse um pouco dessa nova fase da sua vida: a maternidade. O que mudou para você? E como será esse primeiro carnaval ao lado do filho Maël?

Ser mãe, artista, carnavalesca, empreendedora, olha... não é fácil não. Mas com ajuda, com uma rede de apoio tudo se torna mais possível. Sou bastante realista e procuro não me cobrar tanto em determinados sentidos. Meu tempo hj é dedicado boa parte para a maternidade, então tudo que realizo profissionalmente passa por readaptações. Por exemplo, meu filho me acompanha muitas vezes nas reuniões de trabalho. Acho que é  possível realizar tudo após a maternidade, contanto que tenhamos apoio e compreensão do outro e que respeitemos nosso “novo” tempo e limitações.

Abaixo, assista ao clipe da música "Flor Morena":



Serviço

Carnaval é uma novela! // Desfile Gratuito
Data: 22 de fevereiro (sábado)
Concentração: 13h30 na Av. Getúlio Vargas, 792, Savassi. (em frente à Sorveteria São Domingos)
Desfile: 14h30 às 18h
Dispersão: 18h na Praça da Savassi (entre Mc Donalds e Antônio de Albuquerque)




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários