#DevDay: Evento voltado para desenvolvedores quer propor mais representatividade no mercado

agosto 22, 2019


Inovação, tecnologia, economia, mercado, diversidade e capacitação. Estes serão alguns temas abordados pelos palestrantes no #DevDay, evento para profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI), que acontece no dia 24 de agosto, no Centro de Convenções Actuall Hotel, em Contagem (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Definido como um evento de desenvolvedores (developers, de onde vem o termo dev) para desenvolvedores, o #DevDay foi criado em 2010 por uma organização sem fins lucrativos denominada @DevIsland

Repaginado para 2019, o evento que acontecia em ambiente universitário, migrou para um novo local devido ao aumento da demanda de participantes, saindo de 500 para 850 pessoas.

Representatividade

Além da melhor capacitação e formação para profissionais da área, um dos objetivos do #DevDay2019 é discorrer sobre a importância da representatividade técnica na TI, dando visibilidade às especialistas mulheres, por exemplo. A temática explica por si só a escolha por 50% de palestrantes do gênero feminino e estimativa da mesma igualdade de público.

Segundo a organização, o evento é aberto a várias tecnologias e níveis de conhecimento e serão abordados assuntos além do puramente técnico, como qualidade, carreira, percepção de negócios e outras pautas relacionadas.

Conteúdo

O círculo de palestras, muitas delas simultâneas, será ministrado por especialistas reconhecidos no Brasil e também em outros países. São representantes de empresas como: Nubank, LinkedIn, Microsoft, ThoughtWorks, Globo.com, Creative, Commons, entre outras.

Outro diferencial #DevDay para 2019 será o formato: estilo arena, onde todas as palestras e estandes ocuparão o mesmo espaço. “Como muitas apresentações acontecem simultaneamente e os participantes transitam livremente entre as áreas de interesse, fica ainda mais intenso e rico o ambiente de interação, resultando em engajamento e networking”, aponta Edson Cunha, um dos organizadores do evento. 
Crédito: Divulgação. 
Vale ressaltar que todos os espaços do #DevDay contarão com intérpretes de libras. Haverá, ainda, um espaço infantil diferenciado, onde as crianças terão atividades tecnológicas, enquanto mães e pais se capacitam pelos conteúdos oferecidos nas palestras.

O #DevDay é direcionado a desenvolvedoras e desenvolvedores, estudantes e entusiastas de tecnologia, empresas de desenvolvimento e instituições de ensino e veículos de comunicação focados em tecnologia. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficialNo escopo, o evento tratará relevantes soluções, tais como: 

Microsserviços: tipo de abordagem de arquitetura para criação de aplicações. Em um projeto, cada processo representa um serviço, que pode ser criado e implantado de forma independente. Aplicativos das empresas Nubank e Netflix, por exemplo, foram criados desta forma. No DevDay 2019, quatro palestras irão abordar o assunto. O destaque é para “Testando APIs do futuro com Stacker”, com Guilherme Moraes (iFood). O desenvolvedor irá falar sobre como testar mensagens assíncronas, garantindo elasticidade e resiliência de um sistema.

Acessibilidade: uma pauta de grande representatividade no evento (três palestras) e que trará soluções e ideias de como tornar sistemas mais acessíveis a todos. Os palestrantes Luciano de Sá Borges e Jackson Smith (ThoughtWorks) irão apresentar a “What They Say”, uma ferramenta que gera transcrição de áudio para pessoas surdas. 

Metodologias e boas práticas: três palestras serão sobre como reestruturar projetos legados ou mal estruturados e como isso pode ajudar a desenvolver soluções funcionais e escaláveis para projetos futuros. Em “A Divina Comédia de um código legado”, Juliana Helena (ThoughtWorks) vai falar sobre sua experiência com a linguagem de programação Elixir para reestruturação de projetos legados, que precisam de qualidade e fácil manutenção para se permanecerem no presente e no futuro.


Arquitetura: um dos temas destaque do evento diante da atual realidade de crescimento constante e em escala dos sistemas utilizados atualmente. A ideia é que uma boa arquitetura torne os sistemas mais resistentes a falhas perante o uso de milhões de usuários ao mesmo tempo. Alexandre Freire (Nubank) vai palestrar sobre “Sobrevivendo à escala: padrões para evoluir sistemas distribuídos resilientes a falhas”, onde o objetivo é mostrar  técnicas para lidar com erros imprevistos e como evitá-las.

Carreira e futuro: nem tudo na TI é só lidar com códigos e construir sistemas. Profissionais da área precisam se preocupar com posicionamento no mercado, boas práticas, relacionamento com colegas e gestores, além de várias questões não técnicas do cotidiano. Em “Uma conversa sobre trabalho, tecnologia, diversidade e o futuro que estamos projetando”, Suelen Marcolino (LinkedIn) vai apresentar ideias sobre a necessidade da evolução do trabalho e das profissões. Outros pontos importantes da palestra são a importância da comunicação e do relacionamento em um mundo tão diverso como que o que vivemos atualmente.

DevIsland

Definida como uma “comunidade de desenvolvimento plural”, a @DevIsland foi formada com o escopo de criar um rico espaço de trocas e crescimento para desenvolvedores e do ecossistema de desenvolvimento em Belo Horizonte. 

O nome se justifica pela ideia de criar ilhas de desenvolvimento com ambiente amistoso, plural e colaborativo. A #DevIsland também é organizadora de outros eventos da área, como dojos de programação e meetups.


Serviço

DevDay 2019
Dia 24 de agosto, das 08h30 às 18h
Centro de Convenções Actuall Hotel
Rod. Fernão Dias, 4334. Bairro Jardim Riacho das Pedras, Contagem (MG).




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários