#CaféLiterário: Jornalista lança livro de crônicas sobre memórias afetivas e sensoriais dos alimentos
junho 15, 2019Crédito: Divulgação. |
O livro “Impróprio para Consumo”, da jornalista @FranMicheli, é um compilado de crônicas e textos curtos, sendo a maioria deles publicados em seu blog Mãe, já Acabei, criado há 12 anos, e em suas redes sociais. Todos eles têm como protagonistas ou figurantes comidas, cheiros, texturas e memórias afetivas sensoriais. Para comprar o livro, clique aqui.
“Quando a editora e eu começamos a fazer a curadoria dos textos, percebi que todos eles falavam sobre comida, de alguma forma inconsciente. A linha narrativa faz essa ligação porque minha memória afetiva – e de tanta gente – é construída com base nestes elementos que muitas vezes parecem irrelevantes na nossa história”, explica.
Segundo Fran, a ideia de publicar um livro é antiga, porém somente agora sentiu que sua escrita tinha atingido uma maturidade relevante. “E acho que o resultado foi bom. Recebi mensagens de gente que acompanha o blog há mais de 10 anos querendo comprar o livro. O feedback nas redes sociais do que eu escrevo foi fundamental para ganhar coragem nesse projeto”.
A autora, que também é jornalista, ministra cursos itinerários de escrita criativa há sete anos e um dos grandes propósitos é fazer com que as pessoas compreendam e aproveitem melhor o seu próprio processo criativo utilizando a escrita nesse processo de autoanálise.
Segundo ela, manter um diário e escrever com frequência sobre as próprias experiências é uma ferramenta fundamental para mergulhar no universo pessoal e potencializar uma visão mais ampla sobre a própria existência.
Fran Micheli é autora do livro “Impróprio para Consumo”. Crédito: Rafael Almeida / Divulgação. |
“Tenho minha vida escrita em diários desde os 11 anos de idade e é incrível ler o que você pensava, fazia e desejava no passado. Escrever sobre nós mesmos nos dá consciência sobre nossa própria evolução”, afirma a autora.
Sobre a autora
Fran Micheli tem 36 anos, nasceu em Ribeirão Preto (SP) e é jornalista, mestre em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde desenvolveu pesquisa sobre memes. Desenvolve projetos de marketing de conteúdo na sua agência ESC Conteúdo Editorial e é editora da Farofa Magazine, publicação de gastronomia.
É professora no curso de Marketing Digital da FAAP e mediadora do curso itinerante Escrita Criativa para Não Escritores. Já escreveu para Folha de São Paulo, revistas Veja, Viagem e Turismo, Vida Simples e Superintessante. Foi também fotógrafa no jornal Wanaka Sun, na Nova Zelândia.
Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.
0 comentários