#DicaCultural: MinasTchê traz à Belo Horizonte a riqueza cultural das tradições gaúchas
abril 27, 2019Entrada da MinasTchê na Serraria Souza Pinto. Crédito: Wander Veroni. |
"É sempre muito bom retornar à BH. A cidade é muito receptiva à cultura gaúcha e a nossa expectativa é de repetir o sucesso dos anos anteriores. Para este ano, a expectativa é de, pelo menos, 50 mil pessoas durante os 10 dias. O MinasTchê é uma feira muito setorial e aqui você encontra de tudo: moda, artesanato, decoração e muita gastronomia...um programa para toda a família", conta Sérgio Silva, um dos organizadores da feira.
Pelo fato do Rio Grande do Sul ter tido a presença de imigrantes da cultura italiana, polonesa e alemã, o @MinasTchê é também uma oportunidade de encontrar não só produtos artesanais, mas sobretudo comidas típicas dessas nacionalidades com a mistura da cultura brasileira.
“Esse ano optamos em dar destaque à cultura polonesa, que povoou a região Sul do Brasil. A ideia de homenagear os poloneses deve-se ao fato de que o país tem a terceira maior população de ascendência polaca do mundo: cerca de 1,5 milhão. E a maior concentração está na cidade paranaense de São Mateus do Sul. Os municípios gaúchos de Áurea e Guarani das Missões também possuem grande população Polonesa”, finaliza Silva.
Cultura polonesa
Pela primeira vez na capital mineira, o premiado grupo folclórico polonês Wesoly Dom. Com 19 anos de carreira e uma trajetória extensa de sucesso, o grupo formado por artistas de Araucária (PR), vem se destacando por suas apresentações nacionais e internacionais e pelo forte reconhecimento do público. Eles vão apresentar nos dias 26, 27, 28, 29, 30 de abril e 01 de maio (sexta a quarta-feira).
O Wesoly Dom consegue prender a atenção do público com suas tradicionais danças, como o Rzeszów, Beskid, Kolmajka, Szot Madziar e Krakowiak. Mas, além das danças, eles se destacam pelos trajes autênticos que de acordo com Célia Soczek Kozak, uma das fundadoras do grupo, é também um diferencial do grupo.
Crédito: Julio Melo / Divulgação. |
O grupo já conquistou inúmeros títulos e premiações em festivais internacionais e nacionais. Além disso, recebeu título honorário do Estado do Paraná. “Fomos destacados na divulgação da cultura polonês e pelo trabalho com o Exército, no resgate histórico e na homenagem a familiares de ex-combatentes, heróis expedicionários de Araucária”, concluiu Célia Soczek Kozak.
Barbaridade, tchê!
Com a popularidade das cervejas artesanais, o @MinasTchê também terá um espaço dedicado para este produto. Na feira, o visitante poderá conferir cervejas de diversos tipos, das doces às mais amargas, além de poder conversar diretamente com os produtores das marcas: CERVEJARIA BACKER; KRUG BIER; ALELUIA BIER e BRÄUER CERVEJARIA.
Também será montada na Serraria Souza Pinto uma minicasa gaúcha onde todos interessados poderão participar de uma roda de chimarrão, degustar, aprender a fazer um legitimo mate, além de ter a oportunidade de entender um pouco mais sobre esta bebida típica dos gaúchos.
Crédito: Wander Veroni. |
Já na Praça de Alimentação, os visitantes poderão saborear o tradicional churrasco gaúcho, à moda fogo de chão, com cortes bovinos e ovinos, com opções de acompanhamentos como mandioca, arroz de carreteiro e feijão tropeiro. Os visitantes poderão curtir uma ótima programação cultural que irá acontecer todos os dias .
O que encontrar?
Serviço
MinasTchê // De 26 de abril a 05 de maio 2019
Local: Serraria Souza Pinto (BH/MG)
Horários: 2ª a 6ª feira, das 16h às 23h
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 23h
Ingressos: R$ 8,00 (preço promocional)
Observação: Crianças menores de 10 anos e pessoas maiores de 60 anos têm entrada gratuita mediante apresentação de documento com foto.
Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.
0 comentários