#CrisePolítica: Porque o setor privado tem tanto medo da coisa pública?

janeiro 07, 2019

Crédito: iStock / Adaptação. 
O ano de 2019 mal começou e já temos uma agitação fora do normal em torno dos assuntos políticos, principalmente os que envolvem a posse do #EleNão e os anúncios de uma cartilha liberal/conservadora/privatista no País. Mas, um assunto que vem no esteio desses acontecimentos, é o discurso que propõe uma rivalidade entre o PÚBLICO e o PRIVADO

Baseado no senso comum, muitos políticos vieram à mídia, ultimamente, para enaltecer que o serviço público não funciona. Como assim? O setor público tem problemas, claro. Assim como o setor privado têm. Isso não é novidade! Mas, parem para pensar: porque o privado tem tanto medo da coisa pública?

Criou-se uma áurea de que se o PÚBLICO funcionar de forma plena e sem nenhum problema, as pessoas vão parar de usar os serviços do PRIVADO nas suas mais diversas esferas. Outra lenda urbana! A proposta do público não é competir com o mercado privado, mas sim oferecer justiça social e melhorar o acesso do cidadão em alguns serviços para que haja universalidade e equidade de oportunidades.

Infelizmente, vivemos em um país injusto de oportunidades e muito preconceituoso. Um homem branco heterossexual rico não tem os mesmos acessos de estudo, de alimentação e de assistência à saúde que um homem negro homossexual pobre, por exemplo. 

Por mais que haja força de vontade do segundo, o primeiro sempre vai estar a milhas de distância na corrida por crescimento pessoal e profissional. Enquanto o primeiro terá a preocupação de onde passar as próximas férias, o outro vai juntar o dinheiro das férias com o salário para arrumar o telhado da casa antes da época de chuva e comprar comida para sobreviver.

Claro, não devemos culpar quem nasceu com mais posses. Nem é essa a proposta. O objetivo com esse exemplo é mostrar que EXISTE DIFERENÇA. E por serem realidades diferentes, se a COISA PÚBLICA não entra em ação para olhar pelos mais pobres (e pela diversidade dos grupos sociais), não cria políticas de melhora ao acesso para a justiça social e não passa a criar leis mais severas que inibe o preconceito e a intolerância, continuaremos no abismo social que assola o Brasil a séculos. 

O PRIVADO visa o lucro, não as pessoas. E isso não é errado. Valorizar as pessoas é uma atribuição do PÚBLICO. Claro, há empresários conscientes que já entenderam que colaboradores felizes com um bom salário, com oportunidade de estudo e crescimento profissional rendem muito mais do que um que ganha mal, não tem direitos trabalhistas assegurados e não se qualifica/capacita. Mas, isso não é uma regra. Infelizmente, poucos empresários têm essa consciência.

Então, vamos passar uma caneta desmanipuladora nessas declarações dos governantes liberais que o PRIVADO é melhor e que o PÚBLICO não funciona, precisamos entender de uma vez por todas: tanto um, quanto o outro, tem problemas. E, mais do que isso: eles não competem entre si por terem propostas e viés distintos.

Muitas coisas do serviço público funcionam: faça uma pesquisa na sua localidade que você vai encontrar. E vale a reflexão de que mais de 80% da população só pode contar com o serviço público para tudo por conta desse abismo social em que poucos ganham muito e muitos ganham pouco. 

O dia que os políticos entenderem que o PRIVADO e o PÚBLICO não competem, mas devem andar juntos para o fortalecimento da economia e para a distribuição de renda (justiça social), teremos sim condições de ser um Brasil melhor. E isso vai além de viés político/partidário. É bom senso!

O Brasil vive na sombra do medo e da mesquinhez com essa rivalidade tosca. Acaba com a malha ferroviária por competição a rodoviária. Não investe no metrô em algumas cidades porque os empresários do transporte coletivo fazem lobby. Não deixa a Comunicação Pública avançar porque tem medo da competição da Mídia Privada

Insistir nessa rivalidade é um engodo...uma desculpa mercadológica de querer privatizar o público e lucrar com isso a qualquer custo. Custo esse que se reverbera no desmonte da coisa pública e na glorificação de que o privado é muito melhor. Desde quando privatizar os serviços públicos é sinal de que a qualidade do serviço vai melhorar? 

O maior exemplo são as empresas de telefonia. Porque na época não abriram o mercado para as outras empresas privadas entrarem e deixaram o sistema público de telecomunicação funcionando e investindo em pesquisas de aprimoramento como acontecia? Você já parou para pensar nisso. PRIVADO e PÚBLICO tem problemas, gente. A diferença é que o Público tem (ou deveria ter) preocupação social. O Privado só visa o lucro e não as pessoas. ACORDEM!





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários