#CaféLiterário: Livro sobre suicídio mostra a importância de cuidar da saúde mental

janeiro 11, 2019


O livro “Suicídio: Desconstruindo Minha Vida”, escrito por Anna K. Gonsalez, conta uma história ficcional baseada em fatos reais, que foi inspirada na história de uma pessoa que compartilhou seus momentos finais em um sincero diálogo com sua irmã, justificando sua decisão e mostrando que, para ele, esse era seu único caminho. O livro foi lançado em São Paulo, em outubro do ano passado, e está concorrendo ao Prêmio Kindle de Literatura.

A escritora tem como principal objetivo abordar o tema, que além de ter grande relevância na sociedade, mostra que qualquer pessoa pode pensar em suicidar-se. Por isso, considera tão importante o diálogo sobre suicídio e saúde mental. “Vivenciei uma história real de suicídio e me inspirei para criar uma ficção, justamente por também me interessar pelo tema. No livro, são abordados assuntos relacionados à saúde mental, suicídio, relações familiares conturbadas e homossexualidade”, comenta Anna.

No Brasil, o número de casos de suicídio aumenta todos os anos cerca de 2,3%, segundo dados do Ministério da Saúde. Entre os casos, as mulheres são consideradas maioria. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de suicídios é maior que os de homicídios (800 mil por ano contra 470 mil). 

O livro “Suicídio: Desconstruindo Minha Vida” ajuda a demonstrar que essas mortes poderiam ser evitadas com alguns fatores de prevenção, principalmente se o preconceito contra doenças mentais fosse menor, já que depressão e transtornos mentais estão diretamente relacionados com grande parte dos casos de suicídio.

A obra, que mostra reflexões narradas no momentos finais de sua vida, desconstrói sua existência e desvenda uma teia de mentiras que também afetam a narradora que vivencia memórias, desencontros e fracassos que marcaram sua vida. 

O livro é o primeiro escrito por Anna K. Gonsalez e já está concorrendo ao Prêmio Kindle de Literatura, realizado pelo site de vendas Amazon e pela Editora Nova Fronteira. Os cinco finalistas serão divulgados entre os dias 21 e 31 de janeiro de 2019. O ganhador leva R$ 30 mil e um contrato com a editora.

Para os próximos anos, a escritora pretende fazer um curso de escrita criativa e continuar a escrever ficção, além de escrever um livro contando experiências reais de familiares que passam por casos de suicídio. O livro “Suicídio: desconstruindo minha vida” está disponível para venda em formato de E-book. Para comprá-lo, clique aqui.

Em tempo

O prêmio criado pela Amazon e Nova Fronteira, visa valorizar autores independentes e aceita apenas obras inéditas na categoria ficção/romance. O ganhador recebe R$  30 mil e um contrato com a editora. A inscrição dos autores é feita através da publicação do livro na ferramenta KDP da Amazon, utilizando a hashtag #premioKindle.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários