#ConsciênciaNegra: Festival Somos Todos Black acontece nesta semana em Belo Horizonte

novembro 19, 2018


Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), Belo Horizonte receberá a terceira edição do evento Somos Todos Black, que celebra a data com várias atividades que envolvem música, arte e muita cultura negra. A ocasião dedicada à reflexão sobre negro na sociedade, une shows, gastronomia, intervenções urbanas, debates e lançamentos de livros numa grande festa que acontece de 20 a 25 de novembro na capital mineira.

Na terça-feira (20/11), houve a celebração do Dia da Consciência Negra, com intervenções artísticas na Cidade Administrativa e no Centro de Belo Horizonte. Já a quarta-feira, dia 21, foi reservada para debates sobre "Empreendedorismo Periférico", com Alex Barcelos, da Agência Solano Trindade; Danusa Carvalho, do Circuito Gastronômico de Favelas; Makota Kizandembu; Vânia do Carmo Silva, do Bloco Angola Janga; Itala Herta do projeto Vale do Dendê, da Bahia; e mediação de Negah Thé. 

A noite ainda contará com lançamento do livro "O que é o encarceramento da massa?", com roda de conversa com a autora Juliana Borges. A quinta-feira (22/11) será marcado pela mesa redonda intitulada "Sabedoria de Mulher Preta", desenvolvida pelo Juventude de Terreiro e mediada por Whashington Luiz.

Já o sábado (24/11) reserva ao público uma grande festa. A região boêmia de Belo Horizonte será palco para shows para grandes artistas mineiros que defendem a bandeira e levam a negritude presente em suas músicas. É que a partir das 14h, a Rua Guaicurus, entre a esquinas da Contorno com Bahia e Guaicurus com Espírito Santo, receberá uma intensa programação cultural.
Flávio Renegado é uma das atrações do Festival "Somos Todo Black". Fotos: Divulgação.

O rapper mineiro @flaviorenegado, que comemora 10 anos de carreira, fará o show de relançamento do seu primeiro disco, Do Oiapoque a Nova York, mas em vinil. Já @sergio_perere apresenta ao público um show que mescla canções de sua carreira e músicas novo trabalho. 

O grupo Macaco Soul agitará o baixo centro de BH com um projeto musical que tem objetivo de fortalecer o cenário do Funk e Soul da música brasileira; o DJ e produtor Maurinho Lobo, que atua há mais de uma década no universo da música com o grande diferencial de trazer relíquias musicais de volta à tona tocando em vinil; o espetáculo cênico musical do coletivo Negras Autoras; e todo o ritmo, melodia e samba da Manu Dias.

O festival Somos Todos Black contará ainda com a famosa "Disputa Nervosa", competição de passinhos que promete agitar o público; a batida e o ritmo do rapper mineiro Das Quebradas, com participação de atração surpresa; e a Feira Somos Todos Black, com vendas de roupas, acessórios, livros, turbantes, cosméticos e outros produtos da cultura negra. 

Para fechar com chave de ouro a programação, no domingo (25/11), contará com a gastronomia com a Cozinha das Missões – Gastronomia da Senzala, música com Orisamba, Band'Afro Angola Janga, DJ Maurinho, Palomita DJ, Espaço Kids para a criançada, além de intervenções artísticas. 

Será realizada ainda uma visita guiada pela Guaicurus, região boêmia de Belo Horizonte que merece um novo olhar para além do preconceito, com riqueza humana, histórica, cultural e arquitetônica. 

» Outras informações em: www.facebook.com/somostodosblack 






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários