#Jornalismo: Agência Pública e Oxfam Brasil convocam repórteres para investigar a fome no país

agosto 22, 2018

Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado / Reprodução. 

A Agência Pública e a Oxfam Brasil lançam o concurso Microbolsas Fome para a produção de reportagens investigativas sobre o tema. De acordo com o relatório “A distância que nos une”, as desigualdades de renda e riqueza se relacionam com a distribuição desigual de serviços essenciais, e têm impacto na saúde, educação e renda familiar da população.  

O  número de pessoas em situação de extrema pobreza voltou a crescer em 2017 e, segundo afirmou o pesquisador Francisco Menezes em entrevista à Agência Pública, os índices de extrema pobreza e da fome são próximos.

É nesse contexto que é lançado o concurso, que convoca repórteres de todo o país a propor pautas sobre fome. As quatro propostas vencedoras recebem uma bolsa de R$ 7 mil e a mentoria da Agência Pública para produzir a reportagem.

As inscrições estão abertas até o dia 21 de setembro e podem ser feitas por formulário online. Os repórteres devem detalhar a pauta que pretendem investigar, a pré-apuração, plano de trabalho e orçamento. São aceitas propostas de reportagens escritas, em vídeo, áudio ou multimídia, desde que sejam investigativas.

"Um relatório produzido por mais de 20 organizações da sociedade civil, de julho do ano passado, mostra que a pobreza e a fome voltaram a crescer entre 2015 e 2017, sem perspectiva de melhoria devido aos cortes promovidos pela lei do Teto de Gastos. É inaceitável a postura das autoridades de ignorar essa realidade e não tomar providências para combater a fome em um país rico em recursos para a produção de alimentos como o nosso", diz Marina Amaral, co-diretora da Agência Pública.

O objetivo do concurso é produzir informações bem apuradas e relevantes sobre a situação da fome no Brasil sob diferentes pontos de vista.

“É inaceitável a desigualdade e o sofrimento humano que vemos em um sistema de produção de alimentos que gera muita riqueza. Temos diferentes atores que são responsáveis por isso: o governo, com os cortes que faz em políticas de combate à fome e apoio à agricultura familiar; e as grandes empresas, que se apropriam da maior parte da riqueza gerada, empurrando agricultores e trabalhadores para a pobreza, e deixando milhões de pessoas sem acesso a alimentos saudáveis”, afirma Gustavo Ferroni, assessor sênior de Política e Incidência da Oxfam Brasil.

A Agência Pública e a Oxfam Brasil vão definir em conjunto as quatro pautas vencedoras. As reportagens serão editadas pela Pública, que vai acompanhar os repórteres durante a realização da pauta, editar, publicar e distribuir o conteúdo para seus parceiros republicadores.

Nona Edição

A Agência Pública tem a missão de fomentar o jornalismo independente e investigativo. As Microbolsas, realizadas desde 2012, auxiliam repórteres independentes a viabilizar suas pautas dos sonhos. Já foram distribuídos 163 mil reais para financiar 32 reportagens. 

O projeto, que já foi feito em parceria com organizações como Greenpeace, Instituto Alana e Conectas Direitos Humanos, chega a sua 9ª edição sendo realizado em conjunto com a Oxfam Brasil, organização que tem o compromisso de contribuir com a diminuição da pobreza e da desigualdade.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários