#CaféConvidado: Como tirar fotos como um profissional usando um iPhone?

abril 07, 2018



Tirar fotos com um bom enquadramento, luz e qualidade de imagem não é uma tarefa fácil. Mais do que sensibilidade no olhar e encarar como a cena será contada em uma foto, é preciso também dominar as técnicas da máquina que se está utilizando, principalmente quando falamos de celulares smartphones que possuem múltiplas funcionalidades na área de fotografia.

Na seção Café Convidado desta semana, o internauta Ricardo Pereira, que é leitor do Café com Notícias e trabalha na área de marketing, reuniu algumas dicas interessantes para você aproveitar ao máximo a câmera fotográfica do seu iPhone e, com isso, tirar fotos com um acabamento mais profissional. Abaixo, confira o artigo completo:

Como tirar fotos como um profissional usando um iPhone?

Por Ricardo Pereira*


Hoje em dia, carregamos nos nossos bolsos verdadeiras câmaras de fotografia. Neste artigo levaremos até você algumas dicas simples de como tirar fotografias com um iPhone.

O iPhone é um equipamento bem-dotado em termos de câmera fotográfica. Se você possui um aparelho, saiba neste artigo como tirar máximo partido dele e faça fotos como um profissional. Mas, como fotografar com um iPhone?

Configuração

Como todo o smartphone, o iPhone deve ser entendido primeiramente pelo seu utilizador, pelo que é aconselhável aprender a navegar nos menus e opções do seu telefone móvel e a configurar a câmara antes de começar a fotografar.

Verifique e garanta que a qualidade selecionada no seu telefone está no seu máximo, uma vez que muitos telefones podem limitar a resolução da câmara para gastar menos memória.

Cuidados e Limpeza

O seu iPhone é um equipamento sensível e tal como uma máquina fotográfica possui uma lente. Os cuidados extremos que os fotógrafos têm com as suas lentes não é em vão, visto qualquer risco, gordura, impressão digital na lente pode influenciar o resultado obtido.

Assim da mesma forma deverá manter o seu iPhone limpo e com a lente bem limpa e isenta de riscos para conseguir tirar fotografias como um profissional no seu iPhone. Deverá manter o telefone bem armazenado e utilizar capas de forma a minimizar ou prevenir os danos na lente.

Edição de fotos

Se já consegue fazer do seu iPhone uma máquina fotográfica e está a obter boas fotografias, imagine se levar as suas fotos um pouco mais além com pequenas correções de edição. 

A tecnologia móvel está tão desenvolvida que poderá encontrar uma serie de apps para fazer os mais variados trabalhos de edição.

Câmera +

O Câmera+, é um app que tem excelentes filtros para editaras suas fotos rapidamente e sem dispender de muito esforço. Com este App também tem a hipótese de fazer tudo de forma manual, para além das 15 modificações disponíveis, há opções como Macro, zooms, exposição e outros.

Manual – Custom Exposure Camera

O Manual – Custom Exposure Camera é um app que simula uma câmera semiprofissional no seu iPhone. Se preferir editar no PC para depois postar nas redes sociais, este artigo explica como fazê-lo facilmente do seu PC para o Instagram.

Close Up e Ajuste de Exposição

Para fazer uma boa fotografia em Close Up, tente aproximar a câmera a uma distância de 10 cm do objeto e, em seguida, toque na tela e na zona que deseja ver focada.

Procure que o elemento fotografado tenha a iluminação necessária à realização da fotografia. Em fotografia Close Up tem a opção de ajustar a exposição deslizando para cima ou para baixo, pelo que deve tentar ajustar a exposição á sua situação.

Dispare de ângulos baixos

Obter fotografias de ângulos baixos são uma boa alternativa à perspetiva de "nível dos olhos" que é tão utilizada. Desta perspectiva pode, por exemplo, posicionar um modelo seguindo a regra dos terços e obter fotografias de grande impacto visual.

Silhueta

As fotografias de silhuetas podem por vezes resultar muito bem em termos de efeito visual. Assim para fazer fotografias com o seu iPhone deste gênero deverá:

1. Colocar o elemento a fotografar entre o fotografo e a emissão de luz (por exemplo pôr do sol) ;
2. Tocar e esperar até focar a imagem e o foco ficar bloqueado;
3. Deslize para baixo e reduza a exposição;
4. Tire a foto.

As fotos assim obtidas assumem a forma de contorno e silhueta.

Durante a Hora de Ouro

O pôr e o nascer do sol são as horas preferidas dos fotógrafos, e não é por acaso. Nessas alturas as luzes são tangenciais e podem iluminar os modelos diretamente, com as cores quentes que tanto as caracterizam.

As sombras são também nessas alturas mais suaves e favorecem as imagens. Saber tirar partido da iluminação natural e das cores quentes obtidas em fotografias feitas com o pôr do sol ou com o nascer do mesmo é meio caminho andado para conseguir efetuar um bom trabalho.

Quando fizer fotografias nestas alturas chegue com antecedência ao local e posicione-se de forma que o modelo receba a luz do sol diretamente sob ela. O nascer e pôr do Sol ocorrem de forma bastante rápida, pelo que o planeamento que antecede a realização das imagens é importante para que tudo corra bem no derradeiro momento.

Baixe a exposição do seu iPhone e faça as fotografias, vá afinando a exposição se necessário. Um bom local para fazer este tipo de fotografia é por exemplo a praia, veja neste artigo algumas dicas que o podem ajudar a obter também boas fotografias de praia.

Sequencial

Tal como numa DSLR, poderá usar o seu iPhone para obter fotografias tiradas de forma sequencial.

Quando premir o botão de disparo e ficar com o dedo em cima continuamente, deverá obter uma sequência de fotografias.

Se utilizar esta função em ações rápidas captará uma serie de imagens sequenciais durante a ação (por exemplo a sequência de um salto).

Retratos

Fotografar em modo retrato no seu iPhone pode oferecer-lhe agradáveis surpresas em termos da qualidade das imagens obtidas quando bem executado. Confira algumas dicas:

1. Deverá mudar a câmara para modo de retrato antes de fazer a fotografia.

2. Em seguida o "Depth effect" deverá aparecer ativado no seu ecrã e faça a foto. 

3. Este efeito "Depth Effect" ou efeito de profundidade de campo faz com que a pessoa retratada seja realçada pela sua nitidez, obtendo se um fundo desfocado no background que pode por vezes ser distrator.

Aproveite e veja dicas que o podem ajudar a compor e fazer os seus retratos mais profissionais.

Dicas da Apple

A própria Apple tem uma serie de dicas de sobre como deve usar o seu iPhone nas mais diversas situações, aconselhamos se é possuidor de um iPhone e de vontade fotográfica que os veja com atenção. Assista o vídeo, abaixo:






___________________________________________
*Perfil: Ricardo Pereira é formado em Marketing e atua em Gestão de redes sociais e inbound marketing.









  • Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários