#Tecnologia: Campus Party MG triplica de tamanho em 2017 sem deixar de abrir espaço para a inovação

novembro 13, 2017

Foto: Divulgação. 

No início deste mês de novembro, aconteceu em Belo Horizonte a segunda edição da Campus Party Minas Gerais, uma das maiores experiências de tecnologia e inovação do mundo e uma iniciativa do Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES). Ao todo, o evento reuniu mais de 5 mil campuseiros, sendo que 1200 ficaram acampados.

“Estamos muito felizes com o resultado do evento. As vendas de ingressos se aceleraram nos últimos dias, o que fez com que palestras, workshops ehackathons tivessem recorde de público”, avalia Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party. 

Quem compareceu aos cinco dias da CPMG2 acompanhou mais de 250 horas de conteúdo, mais de 300 palestras e workshops sobre os mais variados temas, além de desfrutar da internet de 20 GBps, fornecida pela Telebras e Use Telecom.

Foram destaques do palco Feel the Future personalidades como Nolan Bushnell, o criador do Atari, Caito Maia, fundador da Chilli Beans, Lorrana Scarpioni, CEO e cofounder da Bliive, maior rede global de troca de tempo, Luiz Gabriel Tiago, o Sr. Gentileza, indicado ao prêmio Nobel da Paz esse ano, Marcos Palhares, único astronauta brasileiro participante da empresa pioneira em turismo espacial Virgin Galactic, os Irmãos Piologo, Maurício Cid, do  blog Não Salvo, entre outros. 

Além das palestras o público teve acesso a hackathons e workshops, como o de Coders, que aconteceu pela primeira vez e teve presença maciça dos campuseiros.

Essa edição contou com uma programação de temas que não estão diretamente vinculados ao universo da tecnologia, como inclusão social, diversidade de gêneros e acessibilidade. 

“A Campus Party historicamente sempre procurou tratar de temas que impactam a sociedade, tendo ou não a tecnologia como pano de fundo. Para essa edição, em especial, tivemos a oportunidade de fomentar a discussão entre os campuseiros sobre assuntos que os afetam diretamente como cidadãos  e contamos com uma grande receptividade. Acredito que nosso papel é justamente o de ser uma plataforma de disseminação de conhecimento e troca de opiniões”, explica Francesco Farruggia.
Foto: Divulgação. 


Na Campus Party Minas Gerais também foram anunciados os novos embaixadores do evento. O grupo tem como objetivo ajudar a promover o evento para o público que ainda não teve a oportunidade de vivenciar a experiência, mas também estimular o relacionamento com as comunidades de campuseiros. 

Os embaixadores são Aline Carvalho; Alexandre Casemonstro; André Costa; Bruno Souza; Cláudio Nascimento; Dado Schneider; Dino Lincoln; Genésio Gomes; José Salustiano; Marcelo Mesquita; Marcelo Branco; Thiago Jarjour e Vinicius Machado.

Outra novidade dessa edição foi o lançamento da versão beta da “Comunidade de Empreendedorismo” que faz parte da plataforma Campuse.ro, rede social oficial da Campus Party, que atualmente conta com mais de 530 mil pessoas cadastradas no mundo, sendo mais de 180 mil no Brasil. 

A ação faz parte do “Projeto de Fomento ao Empreendedorismo Digital”, uma parceria entre o Sebrae Nacional e o Instituto Campus Party, que atuam de forma conjunta e contínua para fomentar o empreendedorismo digital no país. 

“Nossa ideia é a criação de um ambiente favorável para que os amantes da tecnologia, inovação e empreendedorismo possam interagir de forma democrática entre si, disseminando conteúdos e promovendo o intercâmbio de informações de forma colaborativa”, complementa Farrugia. Confira abaixo os principais números da CPMG2:

Dados Gerais:
- Total de campuseiros: 5000
- Campuseiros acampados: 1.200
- Local de origem dos Campuseiros: 45% de Belo Horizonte, 45% do interior do Estado de MG e 10% de outros Estados

Atividades:
- 250 horas de conteúdos
- Mais de 300 palestrantes
- 4 palcos: Feel the Future; Criatividade e Entretenimento; Ciência e Inovação e Empreendedorismo.
- Workshops: Coders. Fazedores, Ciência & Inovação; Criatividade & Entretenimento

Outros Números:
- Patrocinadores, Apoiadores e Media Partners = 46 empresas
- Comunidades = 38
- Mais de 250 Jornalistas, blogueiros e profissionais de imprensa cadastrados para cobertura.

Abaixo, confira os vídeos com um breve resumo do que aconteceu em cada dia da 2ª edição da Campus Party Minas Gerais:
D D D  

FINIT

O saldo da segunda edição da FINIT (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia), realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES), foi muito positivo. Mais de 75 mil pessoas – 50% a mais do que em 2016 – passaram pelo Expominas nos cinco dias do evento, onde participaram de oficinas, hackathons, palestras e muito networking. 

Os números da feira são surpreendentes: foram mais de 2.000 encontros de negócios, mais de R$ 10 milhões em investimentos em startups, cerca de 500 horas de conteúdo e mais de 350 palestrantes divididos por quatro arenas. 

“Nossa meta foi transformar a FINIT no principal evento de tecnologia da América Latina e cases interessantes não faltaram, mostrando o poder e o talento dos mineiros”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa.

Novidade dessa edição, a Arena Criativa, realizada em parceria com a Fiemg e o P7 Criativo, fez o maior sucesso. Além de receber mais de 80 atividades, entre palestras e oficinas, o espaço contou com a arena de Drones, onde o público podia ter seu primeiro contato direto com essa tecnologia, participando de competições. O local ainda recebeu uma versão compacta da Marker Faire, a maior feira maker do mundo. Outro destaque da Arena Criativa foi a concretização de oportunidades. 
Foto: Divulgação. 

O jovem Nathan Azevedo, de 17 anos, que estava apresentando o seu projeto de pesquisa, foi contratado pela Dhel Robótica, também expositora, para ser instrutor dos cursos de sua escola para crianças. No Lounge da Fiemg, o público podia interagir com robôs, em brincadeiras como desenho, corrida e jogo da velha. 

“Pudemos presenciar pais e filhos brincando e colocando a mão na massa juntos, jovens de todas as idades pilotando drones, aprendendo robótica”, comemorou o Secretário Miguel Corrêa.

Um dos espaços mais disputados da FINIT, a Arena Campus Party recebeu mais de 6 mil participantes, sendo que 1.200 deles ficaram acampados, os chamados campuseiros. A turma do norte de Minas deu um show à parte. Com 311 participantes, a caravana bateu o recorde nacional da CP. 

No local, que recebeu palestrantes como Nolan Bushnell, o criador do Atari, Caito Maia, da Chilli Beans, Lorrana Scarpioni, CEO e cofounder da Bliive, maior rede global de troca de tempo, Luiz Gabriel Tiago, o Sr. Gentileza, indicado ao prêmio Nobel da Paz, Marcos Palhares, único astronauta brasileiro participante da empresa pioneira em turismo espacial Virgin Galactic, entre outros, o networking rolava 24 horas por dia. 

“Estamos muito felizes com o resultado do evento. As vendas de ingressos se aceleraram nos últimos dias, o que fez com que palestras, workshops e hackathons tivessem recorde de público”, avalia Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party. Durante a FINIT, a CP fechou uma parceria com o Governo do Estado e a IFMG Norte de Minas para levar aprendizado de robótica para crianças carentes da região.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários