#DicaCultural: 1º Mostra Internacional de Narração Artística reúne 24 artistas e estudiosos da palavra

maio 21, 2017

Foto: Candeia Produções / Divulgação. 

Termina neste domingo (21/05), a 1º Mostra Internacional de Narração Artística de Belo Horizonte. O evento que está sendo realizado no Sesc Palladium e em três bibliotecas da capital, recebe contadores de histórias do Chile, Colômbia, Itália e dos estados do Amapá, Alagoas, São Paulo e Minas Gerais. A Mostra é promovida pelo Instituto Cultural Abrapalavra.

Do dia 17 de maio até hoje (21/05), foram sete espetáculos, quatro mesas de debate, uma oficina e outras nove atividades culturais. Para ver a programação completa, clique aqui. A Mostra é inteiramente gratuita oferece atrações para públicos de todas as idades. A Mostra tem apoio do Setor de Literatura do Sesc Palladium e patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e da Codemig.  

A proposta da Candeia é promover encontros do público com os narradores, movimentar o cenário da narração artística e também abrir espaços de reflexão sobre as possibilidades e desafios desse mercado de trabalho. A contadora de histórias e coordenadora da Mostra, Aline Cântia, afirma que o evento vai contribuir para o reconhecimento da profissão de narrador de histórias e valorização da narração como arte.  

Os artistas vão apresentar histórias, contos, poemas e canções que convidam o espectador a embarcar numa viagem ao rico e criativo universo da tradição oral, e da narração de histórias como expressão artística.

Diversidade

Nos espetáculos “Cuentos para reír y cantar”, do colombiano Gazel Zayad, e “Contos de Lá nos Cantos de Cá”, com Aline Cântia, Chicó do Céu e a bonequeira italiana Aurora Majnoni, os artistas levam o público a um passeio por inúmeros países apenas com a leveza e o poder da palavra. 

A narradora de Alagoas, Linete Matias, aguça a imaginação conduzindo a todos pelo Rio São Francisco nas histórias dos “Encantados das Águas”. Joca Monteiro, do Amapá, faz revelações surpreendentes dos mitos de sua ancestralidade e da Amazônia no espetáculo “Um contador de Histórias da Floresta – as Filhas de Matinta e outros Encantos.

A narradora, escritora e pesquisadora mineira Gislayne Matos, traz do passado “Histórias e anedotas de um Bobo da Corte”. E a chilena Sandrita Aravana retrata o que somos no presente no espetáculo “Y si mi vida fuera um cuento?”

A criatividade infantil ganha destaque na Mostra com histórias inventadas por crianças e interpretadas por Giba Pedroza, um mestre da narração oral conhecido em todo o Brasil. Ele celebra a infância no espetáculo “No colo da Menina Infância”.

Na oficina “A Imagem Falada”, Gazel Zayad e Sandrita Aravena aproximam o público da literatura latino-americana com atividades que vão trabalhar o corpo, a voz, memórias, músicas e narração.

Elenco da Candeia 

Além dos artistas citados, também compõem a Candeia - 1º Mostra Internacional de Narração Artística: Sebastião Farinhada, Silas da Fonseca, Rodrigo Teixeira, Beatriz Myhrra, Josenberg Mendes, Tatiane Reis, Glicélio Ramos, lIma Soares, Rosana Montalverne, Sandra Lane, Marcos Túlio Damascena, Carlinhos Ferreira, Kristoff Silva, dos grupo Arautos da Poesia e Cia Pé de Moleque.

Serviço: 
1º Mostra Internacional de Narração Artística de Belo Horizonte
Data: 17 a 21 de maio de 2017
Locais: 
- Sesc Palladium - Av. Augusto de Lima, 420 - Centro, BH/MG.
- Biblioteca Regional do Centro Cultural Vila Fátima - Rua São Miguel Arcanjo, 215 - Fazendinha, BH/MG.
- Biblioteca Regional do Centro Cultural Jardim Guanabara - Rua João Álvares Cabral, 277, Jardim Guanabara, BH/MG.
- Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte / Centro de Referência da Juventude - Praça da Estação - Rua Aarão Réis, S/N, Centro.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários