#Crônica: Precisamos falar mais sobre amizade e cultivar laços de amor

dezembro 26, 2016

Crédito: Tatiane Lima / Reprodução. 

Nesta época de festas de fim de ano tenho pensado muito sobre a expressão “laços de amor”. Expressão essa que diz sobre as novas configurações familiares e sobre pessoas que se querem bem e que se permitem cultivar laços de amizade. 

Cultivar um amigo no decorrer dos anos não é uma tarefa fácil. Arrisco dizer que é tão ou mais complicado que um casamento. Costumo dizer que amigo não é só uma escolha, mas sim um encontro de almas. Pessoas dos quais se demonstram uma afinidade de forma recíproca.

O amigo de verdade te ama do jeito que você é. Fala a verdade quando precisa, mas também sabe acolher quando o momento pede. E uma das amizades que mais me emociona é a amizade dos cantores Nando Reis e Cássia Eller.

Nunca vou me esquecer da cena do Nando Reis sentado no chão chorando quando soube da morte de Cássia. Aquilo me tocou muito. Ao longo da vida quem nunca perdeu um amigo. Mas no caso de Cássia e de Nando era uma ruptura mais severa, porém natural. Nascer e morrer faz parte da vida. E, infelizmente, poucos de nós estão realmente preparados para lidar com isso.

Já perdi um amigo por uma ruptura, não por morte. Chega um momento na vida que não vale a pena lutar por uma amizade sozinho. É preciso ser algo de construção conjunta. Romper não é desejar mal. É simplesmente dizer que a vida segue.

Mas a vida é mesmo um milagre a cada instante. De uma amizade rompida, pode nascer uma outra tão boa quanto. Com mais respeito e mais maturidade. Mas quando o rompimento é por morte, a dor do luto, da saudade, é algo que se tem que enfrentar todos os dias.

Parece que foi ontem, mas já faz 15 anos que perdemos Cássia Eller. E o #Fantástico fez uma entrevista com Nando Reis para celebrar essa amizade dos dois. É lindo ver o quanto há ali amor, respeito e cumplicidade naquele elo de amor que os une ainda. Cássia ainda vive no coração dele. Não tenho dúvidas disso.

Nando escrevia cartas para Cássia que ela nunca respondeu. Cássia lia as cartas e comentava com ele pessoalmente porque os dois se viam ou conversavam praticamente todos os dias. Nando até hoje escreve músicas em que ele pensa em Cássia como intérprete.

E de certa forma os dois ainda estão unidos, não fisicamente, mas pelos laços de amor. E é isso que nos move: amor. Uma amizade que vai além do tempo. Assista o vídeo da música "All Star":





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários