58º Prêmio Jabuti de Literatura tem quatro mineiros como finalistas

outubro 22, 2016

Foto: O Globo / Reprodução. 

Na última sexta-feira (21/10), a Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou os livros finalistas do 58º Prêmio Jabuti, o maior prêmio de literatura no Brasil. Foram selecionados os finalistas das 27 categorias do prêmio, entre os mais de 2,4 mil inscritos. A cerimônia de entrega do Jabuti acontecerá em 24 de novembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. 

Todo ano, Minas Gerais consegue colocar seus autores entre os indicados do Prêmio Jabuti. Mas, neste ano em especial, teremos um quarteto de jornalistas autores indicados à finalíssima da categoria 'Reportagem e Documentário' do Jabuti. 

Os autores são Amanda Rossi (Uberlândia), Daniela Arbex (Juiz de Fora), Fabrício Marques (Manhuaçu) e Ruy Castro (Caratinga). Todos com livros excelentes, por sinal. A Amanda disputa com 'Moçambique, o Brasil é Aqui' (Record), a Daniela está no páreo com 'Cova 312' (Geração), o Fabrício concorre 'Uma cidade se inventa - Belo Horizonte na visão dos seus escritores' (Scriptum) e o Ruy tenta mais um prêmio com 'A Noite do Meu Bem' (Companhia das Letras).

Aliás, o Ruy já ganhou o Jabuti em três oportunidades: 'A estrela solitária' (Companhia das Letras), melhor ensaio de 1995, e 'Carmem' (Companhia das Letras), melhor biografia e livro de não ficção do ano de 2006. O Fabrício e a Daniela estão na segunda indicação. A Daniela já foi indicada por 'Holocausto Brasileiro' (Geração) em 2014, quando ficou em segundo. Enquanto isso, o Fabrício foi finalista por 'A Fera Incompletude' (Dobra Editorial) em 2012. 'Moçambique' é a primeira obra e indicação de Amanda para o Jabuti.


» Clique aqui e confira a lista completa dos finalistas do Prêmio Jabuti 2016.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários