#SegurançaOnline: É possível se proteger de ataques virtuais?

setembro 06, 2016

Foto: Tech Tudo / Reprodução. 

Hoje em dia, com a praticidade de pagar contas bancárias, fazer transações financeiras ou, até mesmo, comprar uma variedade de produtos pela internet e aplicativos de celular, muitas vezes, não nos damos conta da vulnerabilidade que podemos ter ao construirmos senhas com sequencias frágeis ou óbvias.

É essa fragilidade que tem despertado a atenção de cibercriminosos - também conhecido como hackers, que viram nesse “deslize” uma oportunidade para cometer os mais diversos tipos de crime pela web. Mas, será que é possível se proteger de ataques virtuais? Sim. E o primeiro passo é construir uma sequencia de senha que envolva senhas e letras diversificadas e que não tenham nenhuma relação com números de documentos pessoais.

De acordo com o relatório do Kaspersky Lab Report divulgado em 2015 afirma que o Brasil é o segundo país com maior número de ataques financeiros na internet, perdendo apenas para a Rússia. Os dados ficam ainda mais impressionantes quando comparados em termos de porcentagens, onde o Brasil vem em primeiro lugar, onde foi detectado que um em cada quatro brasileiros encontraram algum tipo de malware financeiro no ano de 2014.

Esse crescimento se deve a alguns fatos descritos pela empresa que observou uma tendência dos cibercriminosos mirarem mais em indivíduos do que em empresas e ataques de massa. Foi observado, por exemplo, um aumento nos crimes de phishing para um determinado grupo de pessoas (usuários de determinado banco por exemplo), ao invés de usar um mailing list com links maliciosos.

A implementação de soluções anti-spam e anti-fraudes por bancos também têm cooperado para que os criminosos virtuais desviem sua atenção para sistemas de pagamento, lojas de e-commerce e pessoas físicas, geralmente menos preparadas e educadas contra esse tipo de crime.

Caso você tenha sido vítima de algum crime virtual, a primeira coisa que deve fazer é registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima da sua casa. Existem também delegacias especializadas nesse tipo de crime, são as Delegacias de Repressão aos Crimes de Informática ou Eletrônicos, os nomes variam de estado para estado. A ONG Safernet também recebe denúncias e dá orientações de como proceder. Abaixo, confira no infográfico algumas dicas de como se proteger de hackers:


Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter.



  


Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários