#CaféConvidado: Jornalismo do futuro envolve (muitos) dados

setembro 16, 2016



O Jornalismo de Dados tem se mostrado como um diferencial de uma grande reportagem, principalmente quando se é necessário fazer matérias sobre transparência de dados de programas do governo ou de órgão públicos. 

Na seção Café Convidado desta semana, a jornalista Isabela Pimentel, fala sobre a importância do jornalismo de dados na produção de notícias e o modo como as tabelas e infográficos podem impactar uma reportagem. Abaixo, confira o artigo completo:


Por Isabela Pimentel*


Big Data é um dos queridinhos do momento, seja na imprensa especializada ou nas mídias sociais. Com volumes cada vez maiores de dados para processar, as empresas precisam estar mais atentas ao que falam da sua marca e ter um olhar estratégico sobre as informações, que precisam ser, além de armazenadas, editadas e categorizadas.

Felipe Grandin, diretor da E&P Brasil, destaca que o uso de ferramentas de monitoramento e análise de dados é fundamental para entender a dinâmica das relações nas redes sociais, o impacto e alcance dos fatos. São também relevantes para o gerenciamento da própria atuação dos jornalistas nas redes.

Ele reforça que as técnicas e ferramentas de monitoramento, análise e visualização de dados provavelmente são as mais vitais para a atuação das empresas nas redes sociais. Grandin considera que nem sempre a audiência e a resposta dos leitores e consumidores são o mais importante na produção jornalística.

Ele acredita que o principal papel do jornalismo de dados nos dias de hoje é ajudar as pessoas a encontrar sentido na enorme massa de informações que recebem a todo tempo.

O volume de dados que produzimos e a que somos expostos cresce exponencialmente a cada dia. A variedade e quantidade de fontes também. A tarefa do jornalista de dados é menos divulgar e interpretar as informações do que dar as condições para que sua audiência consiga compreendê-las.

“O jornalismo de dados é também o jornalismo tradicional em um novo ambiente. Quase tudo o que fazemos atualmente gera bases de dados digitais, que são extremamente valiosos para a compreensão do mundo em que vivemos. Se não tivermos as ferramentas e o conhecimento para entender essas informações, seremos facilmente manipulados por qualquer um que tenha”, justifica.

Um caso de sucesso se destaca pelo uso inteligente do jornalismo de dados. O Prêmio ExxonMobil, maior de jornalismo do Brasil, foi concedido a um projeto de jornalismo de dados ano passado, a “Farra do Fies”, do Estadão, que investigou os gastos do governo federal com o Financiamento Estudantil (Fies).

“A partir da análise e cruzamento de grandes bases de dados públicas, os repórteres revelaram problemas graves e desvios no programa. Uma fonte de bons casos de sucesso é a premiação anual ‘Data Journalism Awards’, da Rede Global de Editores. Particularmente, gosto muito do projeto Dollar for docs da ProPublica. Eles compilaram uma montanha de dados e conseguiram mostrar quanto cada médico recebe da indústria farmacêutica. Dá para buscar pelo nome. Pena que é só nos Estados Unidos”, conta.

Para quem tem interesse no assunto, ele indica alguns caminhos para iniciar os trabalhos em jornalismo de dados:

- Para as funções mais básicas de manipulação de tabelas e gráficos, o Google Docs é uma ótima opção.
- O Open Refine é muito bom para limpar e corrigir erros em bases de dados.
- O Tableau é muito versátil para visualizações e tem uma versão gratuita.
- Recomendo a leitura do Manual do Jornalismo de Dados para qualquer um que esteja interessado no tema.
- A Escola de Dados também faz um trabalho muito interessante de treinamento e divulgação dessas práticas.
- O Knight Center, da Universidade do Texas, oferece muitos cursos gratuitos.
- A Abraji é uma referência nessa área aqui no Brasil.

______________________________________________
*Perfil: Isabela Pimentel é jornalista e especialista em Comunicação Integrada. Ela publica toda segunda-feira artigos no Pulse, do Linkedin. Você poderá encontrar mais dicas, e-books, webinars e publicações gratuitas no site: www.comunicacaointegrada.com.br






» Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários