#PokémonGO: Game para smartphone é lançado oficialmente no Brasil para Android e iOS

agosto 04, 2016

Foto: Nintendo / Reprodução. 

Após muita expectativa por parte dos fãs da saga Pokémon, o game para smartphone #PokémonGO chegou oficialmente ao Brasil, nesta última quarta-feira (03/08). Trata-se de um jogo baseado no conceito de realidade aumentada, ao colocar o jogador para caçar pokémons em lugares reais do seu bairro ou cidade, por meio de GPS.

O jogo já está disponível para ser baixado na Play Store, do Android, e na iTunes Store, dos aparelhos da Apple. Desde que chegou aos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia em 05 de julho, o #PokémonGO virou uma verdadeira febre mundial. Inclusive, o game valorizou as ações da Nintendo e se tornou um dos aplicativos mais usados da web, ganhando do Twitter e Tinder. Para saber mais sobre a história do game, assista o vídeo abaixo:

O aplicativo também possui o acessório Pokémon Go Plus, que pode ser adquirido nas principais lojas de game. O aparelhinho lembra um relógio de pulso e emite sinais luminosos quando um pokémon estiver por perto.

Conectado via Bluetooth por celular, o dispositivo é criado pela Nintendo, e permite que o jogador continue na sua caçada Pokémon, mesmo que não esteja com o celular na mão, pois o acessório pisca quando o jogador estiver se aproximando de um local onde há bichinhos pokémons disponíveis.

Polêmicas

Apesar do sucesso, #PokémonGO possui algumas polêmicas ao redor do mundo. A primeira delas é relacionada à questão de violência urbana, deixando os usuários do jogo vulneráveis, uma vez que eles têm que andar pelas ruas da cidade atrás dos 151 pokémons. Já houve também relatos de assaltos, onde criminosos marcaram locais que haviam grande quantidade de pokémons para atrair novas vítimas.

Para a advogada Alessandra Borelli, que trabalha em uma empresa especializada em educação digital, é fundamental o cuidado no uso do jogo e evitar lugares que possui risco conhecido de assalto ou outros crimes. “Para crianças, por exemplo, recomenda-se que pais estabeleçam um limite geográfico para caça aos pokémon, assim como instruções abertas quanto aos cuidados básicos para não deixar a brincadeira virar cilada”. A advogada oferece as seguintes dicas:

» prestar atenção ao andar em locais onde circulam carros, locais que possam representar perigo (inclusive para selfies com os personagens);

» concentrar-se no que está fazendo, não jogar enquanto dirige e ter bom senso quanto às escolhas dos locais onde o jogo indica a existência do alvo (locais perigosos, emboscadas e de comum acesso de pessoas mal intencionadas).

Outra polêmica em torno do jogo diz respeito à privacidade – e a teoria da conspiração. Nas redes sociais, muitos internautas afirmam que o Termo de Uso do game dá a empresa desenvolvedora do aplicativo plenos poderes dentro do seu celular para coletar informações privadas, tais como os lugares que você anda, as suas preferências e gostos em relação ao jogo e o que acessa na internet. Estas informações podem (ou não) serem vendidas para a indústria ou, até mesmo, para o governo norte-americano.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários