#Justiça: Nova minissérie da Globo faz crítica social sobre o que é justo e o que é vingança

agosto 28, 2016



De forma criativa e ousada, a nova minissérie da Rede Globo, Justiça, que estrou na última segunda-feira (22/08) na TV aberta – e no final de semana anterior na Globo Play, faz uma crítica social bastante reflexiva sobre o que é justo e o que é vingança, por meio de quatro personagens diferentes que, de alguma forma, tem as suas vidas cruzadas.

Escrita por Manuela Dias (mesma autora da série Ligações Perigosas) e dirigida por José Luiz Villamarim (mesmo diretor de Amores Roubados e O Canto da Sereia), a trama se passa na cidade de Recife (Pernambuco) dos dias atuais e há sete anos antes dos crimes praticados pelos quatro protagonistas que, a cada dia da semana, tem a vida destacada em um episódio. Abaixo, assista o trailer da série Justiça:


Alguns personagens cometeram crimes de forma passional, enquanto outros foram acusados injustamente. Vicente (Jesuíta Barbosa) matou a noiva, Isabela (Marina Ruy Barbosa) após flagra-la com outro homem; Fátima (Adriana Esteves) é acusada injustamente de tráfico de drogas por ter matado o cachorro de um policial militar que havia atacado os seus filhos; Rose (Jéssica Ellen) é flagrada com drogas numa festa da praia; e Maurício (Cauã Reymond) praticou eutanásia na mulher, Beatriz (Marjorie Estiano), após ela ter sofrido um trágico atropelamento.

O modo como a série costura esses personagens lembra muito o filme Crach – No Limite e das séries originais da Netflix, devido à qualidade não só do roteiro de Manuela Dias, mas da direção visceral de Villamarim que, mais uma vez, tem Walter Carvalho, no comado da fotografia da produção. O modo como os episódios foram construídos é algo raro na TV aberta brasileira, mas que desafia o telespectador a ver a mesma história por visões diferentes e de modo muito intimista.
Foto: Gshow / Reprodução. 

Justiça é uma série densa e, igualmente melancólica, no sentido de que os quatro protagonistas se sentem injustiçados pela visão da Justiça, como Poder social e político. Ao mesmo tempo em que vemos Fátima tentando reconstruir a sua família após os sete anos que ficou presa, vemos Maurício se armar até os dentes para matar aquele que atropelou a sua mulher. Ou ainda, a mãe de Isabela que acredita que matar o assassino da sua filha irá lhe dar algum conforto.

Será mesmo que a vingança é o melhor modo de se fazer justiça? Será que também estamos tão presos nos nossos problemas que não conseguimos enxergar que somos responsáveis pelos nossos atos e que tudo que fizemos é uma consequência das nossas ações?

Além disso, Justiça nos faz pensar nos preconceitos raciais e de gênero que existem ainda nossa sociedade, que subjugam as pessoas pelo o que elas aparentam ser e não pelo o que elas são, infelizmente. Será mesmo que sabemos o real significado de Justiça? Ponto para a minissérie que nos provoca essa reflexão tão importante.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários