Final de Campeonato de Futebol Americano leva quase 9 mil torcedores ao Mineirão

junho 22, 2016

Foto: Omar Freire / Imprensa MG / Reprodução.

No último sábado (18/06), o Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, foi palco de uma final inédita de um campeonato de futebol americano. O título da modalidade ficou para o Minas Locomotiva, que venceu o Get Eagles por 21 a 17. A competição, que estava adormecida desde 2012, conseguiu atrair o olhar de grandes clubes, patrocinadores e novos torcedores por meio do apoio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp). A disputa teve a presença de quase 9 mil torcedores.

O campeonato até ganhou o apelido de Minas Bowl — em alusão ao Super Bowl, nome dado à decisão da National Football League (NFL), principal liga da modalidade no mundo e disputada nos Estados Unidos. Como resultado, em março, já na abertura da competição, realizada no Estádio Independência, o público atingiu a marca de 5.634 espectadores. A partida, inclusive, foi disputada entre as mesmas equipes finalistas, com vitória de 34 a 24 do Minas Locomotiva.

Para o presidente da Federação Mineira de Futebol Americano (FEMFA), Abraão Coelho, o suporte da Seesp foi fundamental no processo ao aproximá-los dos gestores dos estádios que receberam a final e a partida inicial da competição. “Abrir no Independência e encerrar no Mineirão não poderia ser melhor. O campeonato cresceu em qualidade e são grandes estádios recebendo jogos. Isso tem mostrado a força que o esporte vem ganhando”, exaltou Coelho.

Em Minas Gerais, o Futebol Americano já conta com aproximadamente 20 equipes, sendo seis federadas: Minas Locomotiva, Get Eagles BH, Timóteo Titans, Pouso Alegre Gladiadores, Monte Santo Highlanders e Uberlândia Lobos. Além disso, cerca de 1.500 pessoas praticam a modalidade como atletas e em projetos sociais.

Entretenimento

Na final do Minas Bowl, a festa também foi grande. Da animação das cheerleaders (líderes de torcida já tradicionais em diferentes competições norte-americanas) ao emocionante desfecho com gosto de virada para os campeões. Além disso, a final do Campeonato Mineiro contou com a narração de Rômulo Mendonça e comentários de Paulo Mancha, jornalistas que cobrem a NFL pela ESPN. 
Foto: Omar Freire / Imprensa MG / Reprodução. 

Como as regras são complexas, é praxe das partidas no Brasil contarem com um narrador explicando a cada jogada as regras, para que todos entendam o jogo. Já o jogador brasileiro mais bem-sucedido a atuar na NFL, Cairo Santos prestigiou a abertura do Minas Bowl. Em sua conta oficial no Twitter, o atleta do Kansas City Chiefs mostrou-se orgulhoso do grande público presente no Independência.

Fora dos gramados teve mais: food trucks e apresentações antes e no intervalo da partida das bandas de rock CA$H e Laranja Mecânica. Aliás, essa plataforma de entretenimento que convida o torcedor a vivenciar ainda mais o esporte e interagir com ele é o que atrai ainda mais os patrocinadores, que encontrar várias oportunidades para ativar suas marcas.

Além de todo o mérito como desfecho da competição, a partida disputada no último sábado irá se tornar um documentário da série “Moving the Chains”, da produtora de vídeos norte-americana Podyum. Eles filmarão três episódios no Brasil, e começaram pela final do Campeonato Mineiro. O resultado poderá ser assistido futuramente na página da Podyum, no Youtube, assim como toda a série que começou a ser feita na Europa. Ela mostra como o esporte preferido dos americanos é praticado e difundido em diversos países do mundo.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.








Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários