#TotalmenteDemais: Novela se despede como maior sucesso da Globo dos últimos tempos

maio 29, 2016

Foto: Instagram / Reprodução. 

Qual é a receita do sucesso de uma novela? Para alguns pode até parecer difícil, mas para Rosana Svartman e Paulo Halm, autores da novela das 7, #TotalmenteDemais, não faltaram bons ingredientes para que o folhetim possa se despedir do público em grande estilo nesta segunda-feira (30/05) como a maior audiência diária da Rede Globo, na faixa dos 35 pontos de média, segundo o Ibope.

Além disso, #TotalmenteDemais coleciona outro trunfo: a novela é um sucesso de público e de repercussão nas redes sociais, algo que não se via desde #CheiasDeCharme e #AvenidaBrasil, ambas produções de 2012 da Globo. Ao explorar a batida história da gata borralheira contemporânea que consegue dar a volta por cima na vida, os autores foram além e trouxeram referências atuais – de músicas, filmes e livros, conseguindo dialogar tanto com o público jovem, quanto o mais maduro.

Rosana Svartman, Paulo Halm e o diretor Luiz Henrique Rios já vinham da parceria de sucesso de “Malhação - Sonhos”, que tinha como mote a escola de artes Ribalta e academia de Muay Tay. #TotalmenteDemais foi a cereja do bolo deste encontro profissional, coroado por um texto inteligente e uma excelente trilha sonora. Foi uma novela para cima, alegre, solar e que nenhum momento teve medo de explorar o seu lado mexicano, no melhor estilo dramalhão.

Além disso, #TotalmenteDemais conseguiu outro trunfo: fazer com que o público ficasse dividido na torcida de quem a mocinha Eliza (Mariana Ruy Barbosa) deve ficar no final da história: Arthur (Fábio Assunção) ou Jonas (Felipe Simas)? Com torcidas inflamadas para #Arliza e #Joliza nas redes sociais, o desfecho divulgado pela imprensa mostra Jonas e Eliza vivendo o “felizes para sempre” em Paris e Arthur se reconciliando com Carolina, no Rio de Janeiro.

Ainda para o final da novela das sete da Rede Globo – que pela primeira vez irá terminar em uma segunda-feira e foi pioneira ao lançar um capítulo zero na web, está a participação de Tatá Werneck caracterizada como a personagem Fedora, da novela #HajaCoração, que irá substituir o folhetim no mesmo horário. Esse crossover é uma ação inédita e que não deixa de ser um gancho importante para chamar o público para acompanhar o próximo folhetim. Outra novidade importante: o final de #TotalmenteDemais será reprisado no dia seguinte (31/05), no Vale a Pena Ver de Novo.
Foto: Gshow / Reprodução. 

E ainda tem mais uma inovação: na web, por meio do Gshow e do Globo Play, será lançado a série “Totalmente Sem Noção Demais”, o spin-off terá 10 episódios exclusivos e será exibido depois do fim da novela. A obra vai contar histórias dos personagens Carolina (Juliana Paes), Hugo (Orã Figueiredo), Cassandra (Juliana Paiva), Débora (Olívia Torres), Zé Pedro (Hélio De la Peña) e Dorinha (Samantha Schmütz) que se passaram um ano antes da trama que foi ao ar na TV.

Merchandising Social

Se em sua trama principal, #TotalmenteDemais falava do mundo da moda tendo como destaque um concurso de beleza para escolher uma “new face” que representaria uma marca de cosméticos da fictícia Bastilhe e editoriais da revista de mesmo nome, a novela aproveitou para discutir também ética, preconceito, violência, amizade, assédio sexual, adoção, homofobia, inclusão social de cadeirantes e esportes paraolímpicos.

Outro ponto que chama a atenção é o fato de que os protagonistas Jonatas (Felipe Simas) e Carolina Castilho (Juliana Paes) terem uma família negra como referência étnica-social, mostrando que o Brasil possui essa mistura de cores que, raramente, é tão bem representada na TV. A própria Carolina Castilho, vilã humanizada no final da novela, adotou uma criança negra soro positiva.

Em uma época de intolerância nas redes sociais, também chama a atenção a popularidade do personagem Max (Pablo Sanábio) – braço direito de Arthur na agência de modelos, amado pelo público de diversas faixas etárias. Max tinha ótimas tiradas de humor e, ao mesmo tempo, emocionou os telespectadores quando sofreu homofobia e precisou sair do armário para os pais. Max foi um alívio cômico com função social que fez toda a diferença na história.

Também não podemos nos esquecer dos vilões de #TotalmenteDemais. Se Carolina Castilho foi responsável por atormentar a vida de Elisa durante o concurso de modelos por conta de uma aposta com Arthur na primeira fase da novela, a Cassandra (Juliana Paiva) também flertou entre a vilania e o alívio cômico por querer fazer sucesso a qualquer custo.

Dino (Paulo Rocha) foi outro vilão que despertou asco no público pelas tentativas de abuso sexual à Eliza e por agredir a mãe da mocinha, mostrando o quanto é importante debatermos a questão da violência doméstica nos dias de hoje. Já a Sofia (Priscila Steiman) – a filha aparentemente morta de Lili (Viviane Pasmanter) e Germano (Humberto Martins), trouxe à história aquela vilã clássica, psicótica, maquiavélica, que estava disposta, ao lado de Jacaré (Sérgio Malheiros), roubar todo o dinheiro da família e ainda assassinar Eliza. Em muitos momentos, Sofia parecia uma crítica dos autores ao caso Suzane Von Richtofen e que funcionou muito bem para o desenrolar da história.

Ao final, #TotalmenteDemais se despede do público com aquele gosto de saudade tão raro quando falamos de novelas contemporâneas e atuais. Que mais autores da Globo proponham novelas com textos que dialogam com o público de maneira inteligente e que não tenham medo de trazer diversão e emoção, colorindo a história com problemas sociais quando for necessário, batendo na nossa cara. Talvez, seja essa a função do entretenimento: propor debate de maneira inteligente e saudável.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter.








Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários