#CaféLiterário: Jornalista lança livro de poesia baseado em coletânea de postagens no Twitter

maio 12, 2016



Será que é possível fazer poesia em 140 caracteres? O jornalista, poeta, escritor e professor universitário @raulchristiano, resolveu se aventurar pelo Twitter e pelo mundo da poesia, ao lançar o livro “Poesia em tudo: #AmorAosTuítes”, editado pela Editora Realejo. A publicação reúne 57 poesias, escritas para publicação no Twitter. São poemas de até 140 caracteres cada ou com até 10 estrofes de 140 caracteres, como é o padrão da rede social. 

Usuário assíduo das redes sociais, Raul está no Twitter desde 2008. De lá para cá, realizou 44.930 tuítes para seus 8.295 seguidores. Selecionar 57 poemas não foi tarefa fácil. “Alguns são inéditos. Mas muitos deles publiquei entre 2013 e 2016 no Twitter”, conta o escritor.

Com o livro, Raul integra, de forma diferenciada e inovadora, duas de suas maiores paixões: a escrita, em especial a poesia, e as novas tecnologias e mídias sociais. Os poemas foram escritos com conteúdos que tratam de posicionamentos políticos e sociais – não poderia ser diferente, já que Raul foi ativista cultural, militante estudantil e político nos anos 1970 e 1980 e participou da geração da poesia marginal, sendo um dos criadores do Grupo Picaré de literatura e arte, em Santos - e declarações de amor a musas imaginárias.

“Fui salvando as tuitadas e os posts e comentários em outras redes sociais, no bloco de notas do meu iphone. E no início deste ano contava mais de 80 textos com essas caraterísticas, sempre contando 140 caracteres. que formam palavras com sentido poético", ressalta o autor.

“Poesia em tudo: #AmorAosTuítes” traz ainda à luz uma nova modalidade de literatura, chamada de twitteratura. Já há micro-romances, micro-contos e uma profusão de textos poéticos de várias gerações literárias publicados no twitter, que agora ganham visibilidade por meio de Raul.

Sobre o autor

Para quem nunca ouviu falar no Raul Christiano, ele é jornalista, poeta, escritor e professor universitário. Foi um ativista cultural nos anos 1970 e 1980, participando das gerações do mimeógrafo e da poesia marginal. Dessa época fértil, escreveu e publicou três livros - "Vitória", 1980; "Enxoval para bebe(r)", 1981, e "Sensação de Amor Feito", 1984. Também é de sua autoria o livro "A Produção Independente na Literatura - Catálogo para o Movimento", 1983.

Raul Christiano foi militante cultural, estudantil e político, e um dos criadores do Grupo Picaré de literatura e arte, em Santos, no ano de 1979. Em 2002, a Geração Editorial publicou uma coletânea dos seus livros de poemas, com o título "Alguma Poesia". O poeta de "Poesia em tudo - #AmorAosTuítes" não escrevia poemas desde 1984, reaparecendo agora com um livro muito antenado com as novas tecnologias e mídias sociais.

Raul foi secretário municipal de Cultura de Santos (2013/2014) e, atualmente, é o diretor do Programa de Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, pela Organização Social Poiesis.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários