#FacebookReactions: Novos botões querem expressar sentimentos além do "curtir"

fevereiro 27, 2016



Nesta semana, o Facebook liberou para todos os usuários os novos botões em formato de emojis, chamados de Facebook Reactions (em tradução literal, reações do Facebook). Trata-se de um recurso já usado na linguagem das redes sociais – em uma conversa no Whatsapp, por exemplo, em que duas ou mais pessoas podem expressar aquilo que sentem no texto, sem precisar escrever uma palavra, por meio de um símbolo universal.

Há muito tempo, o Facebook estudava qual seria a melhor forma de propor isso para o internauta, uma vez que os usuários da rede social sempre se questionaram o motivo de não existir o botão de “deslike” (não curti). Segundo o próprio Mark Zuckerberg, esse botão poderia gerar mais discórdia na rede (se é que não existe rede social sem TRETA), sendo que o propósito do botão é mostrar que o outro aprova, apoia ou viu o que você postou. Antigamente, se você não gostava de uma postagem, era só não apertar o botão de “curtir” ou escrever um comentário, se achasse necessário.

Com isso, o Facebook notou que o botão de curtir era uma forma de interação entre os usuários. Por isso, que as reações mostram um novo paradigma dentro da rede social. Os novos botões querem propor ao internauta que ele expresse um sentimento em relação ao determinado conteúdo e que ele vá além da possibilidade de “curtir”. Mas, não sejamos ingênuos: a novidade é uma forma da rede social monitorar – por meio de uma nova possibilidade de métrica, como os internautas reagem ou se comportam a determinados assuntos.

As cinco opções de reações além do "curti", são: "amei", "haha", "uau", "triste" e "Grr". Para adicionar uma reação a uma postagem, basta manter pressionado o botão “Curtir”, até que o menu com as demais emoções apareça na tela. A função está disponível tanto para o Facebook no desktop ,quanto nos tablets e smartphones.

“Por mais de um ano nós conduzimos uma pesquisa global incluindo grupos focais e pesquisas para determinar que tipo de reações as pessoas mais queriam usar”, explica o diretor de produto do Facebook, Sammi Krug. “Nós também olhamos para como as pessoas já comentam postagens e para os adesivos e emoticons de reações mais usados por elas para determinar uma reação”, avalia.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários