"Êta Mundo Bom!" retrata São Paulo da década de 40 e discute otimismo

janeiro 17, 2016



Será que mesmo com todas as adversidades da vida, é possível ver o lado positivo das coisas? Foi a partir deste questionamento que os autores Walcyr Carrasco e Maria Elisa Berredo, criaram a novela Êta Mundo Bom, que estreia nesta segunda-feira (18/01), às 18h30, na Rede Globo. A trama traz como protagonista o ator Sergio Guizé, que vive o personagem Candinho. Ele ficou conhecido na TV pelos trabalhos na série “Sessão de Terapia”, no GNT, e nas novelas “Saramandaia” e “Alto Astral”.

Com direção-geral de Jorge Fernando e direção de Ana Paula Guimarães, Marcelo Zambelli e Diego Morais, a novela “Êta Mundo Bom” é baseada no filme “Candinho (1954)”, estrelado por Amácio Mazzaropi (1912-1981) que, por sua vez, foi livremente inspirado no conto “Cândido ou O Otimismo”, publicado em 1759 pelo filósofo francês Voltaire (1694-1778).

Durante o lançamento da novela para a imprensa na última quinta-feira (07/01), em um clube na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o autor Walcyr Carrasco revelou que a novela “Êta Mundo Bom” é “uma volta às origens” e que ele queria voltar a escrever sobre otimismo por ter trabalhado com temas densos em “Amor à Vida” e “Verdades Secretas”. Além disso, o folhetim é uma homenagem para o pai dele que gostava muito do Mazzaropi.

“Quando eu era criança, meu pai me levava ao cinema quase todos os dias. Mazzaropi faz parte da minha infância. E, de certa maneira, essa novela é uma homenagem a meu pai. Eu também quis trazer a grande discussão que sustenta a todos nós, todo o tempo. O mundo é bom? Há motivos para ser otimista?”, diz Carrasco. Abaixo, assista o trailer da novela:

Clássico

Abusando de temas recorrentes em folhetins clássicos, a novela “Êta Mundo Bom” se passa na década de 1940 e retrata o mundo do campo e, ao mesmo, a efervescência cultural da cidade de São Paulo nesta época. O folhetim conta a saga do caipira Candinho (Sérgio Guizé), que foi criado por uma família humilde e, depois de ser expulso de casa, resolve se mudar para São Paulo para encontrar sua mãe.

“Candinho é um otimista incurável, mas é esperto, consegue enxergar a verdade de uma maneira diferente das outras pessoas”, explica Walcy Carrasco, autor que depois de dez anos volta a escrever para a faixa das seis. Sérgio Guizé garante que nesse quesito é igual ao personagem. “Sou muito otimista e espero, com Candinho, transmitir toda essa esperança ao telespectador”, almeja.

Na cidade grande, mais uma vez, a sua positividade é colocada à prova. Sem ter onde dormir, o jovem resolve ficar na rua e acaba sendo abordado por um policial. Ele só consegue escapar quando ganha a ajuda de Pirulito, um garotinho esperto que também vive nas ruas.
Foto: TV Globo / Reprodução. 

Os dois, junto com o burro Policarpo, amigo inseparável de Candinho, vão viver muitas aventuras. “Vai ser uma novela leve e que vai trazer elementos lúdicos e, ao mesmo tempo, provocar o telespectador sobre as questões da vida por meio da filosofia”, revela Carrasco.

Uma curiosidade é que o folhetim mal estreou e já tem a missão de ficar no ar mais de oito meses, contrariando as últimas novelas das seis que tiveram duração mais curta de quatro a seis meses. De acordo com a Globo, a mudança se dá devido ao período de Jogos Olímpicos e eleições municipais. Pesquisas avaliaram que não seria prudente estrear uma nova novela neste período.

Além disso, outro dado curioso é que os atores principais da novela Alma Gêmea (2005/2006) – um dos maiores sucessos de Walcyr Carrasco, David Lucas, Flávia Alessandra, Priscila Fantin voltam a trabalhar juntos em uma novela de época de Carrasco, uma década depois. Ainda no elenco de “Êta Mundo Bom”, nomes como Eliane Giardini, Maria Zilda Bethlem, Suely Franco, Marco Nanini, JP Rufino, Rosi Campos, Anderson Di Rizzi, Dhu Moraes, Miguel Rômulo, Camila Queiroz, Klebber Toledo, Débora Nascimento, Eriberto Leão, Flávia Alessandra, Elizabeth Savala, Ary Fontoura, entre outros.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários