#CaféEntrevista: Altamiro Borges fala sobre a democratização da mídia

janeiro 31, 2016



O blogueiro e jornalista Altamiro Borges esteve em Belo Horizonte para o início da construção do 5º Encontro Nacional dos Blogueiros e Ativistas Digitais, que acontece de 20 a 22 de maio em Belo Horizonte. Aproveitando a oportunidade, o jornal Brasil de Fato MG e o Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro) entrevistaram Borges, indicado como um dos principais especialistas em comunicação do Brasil. Confira uma parte da entrevista reproduzida aqui no Café com Notícias. Acompanhe:

1) Qual o papel da mídia na sociedade brasileira?

Acho que a mídia vem radicalizando duas posturas. Cada vez se monopolizando mais, se concentrando mais, em função dessa crise do modelo de negócio da família tradicional. Hoje é isso: você tem sete famílias que dominam a mídia brasileira e por trás dessas famílias, tem grandes grupos financeiros. Fala-se muito que o jornal Estado de São Paulo é da família Mesquita. Mas eu não tenho dúvida que o jornal é do Bradesco e do Itaú. Esses grupos foram se endividando e passaram a ser geridos por banqueiros, rentistas.

A segunda característica marcante é que ela vai ficando cada vez mais partidarizada. A mídia assumiu o papel que um grande intelectual italiano chamado Antonio Gramsci falava na década de 20, ‘quando os partidos das classes dominantes entram em crise, a imprensa ocupa o papel do partido do capital’. Hoje, a mídia é o principal partido no mundo e muito fortemente no Brasil.

2) Como fazer avançar a democratização da comunicação no Brasil?

Tem uma maneira simples, aplique-se o que está escrito na Constituição brasileira. O capítulo sobre comunicação é muito avançado. Qual o problema? Esses artigos nunca foram regulamentados.

A Constituição brasileira é taxativa. “É proibido o monopólio e oligopólio nos meios de comunicação”. Está escrito que a comunicação deve estimular a produção regional e independente, estimular a diversidade. Mas sempre que se tenta regulamentar, esses monopólios da mídia dizem: “isso é censura”. Eles tentam confundir a opinião pública brasileira escondendo a diferença que existe entre liberdade de monopólio e liberdade de expressão. Quer ver só: os barões da mídia tem complexo de vira-lata em relação aos Estados Unidos.

Tudo o que os EUA fazem ou falam, eles dizem amém. Então faz o seguinte, aplica o que fazem os Estados Unidos na questão da comunicação. Os Estados Unidos proíbem a propriedade cruzada. Uma mesma empresa não pode ter TV aberta, TV fechada, rádio AM, rádio FM, revista, jornal, internet, cinema, isso é proibido. Aplique-se! A Globo teria dificuldade, parece que um grupo aqui de Minas também teria.

3) O Encontro Nacional de Blogueiros acontece em Belo Horizonte, de 20 a 22 de maio. Qual o tema central?

Este é o quinto encontro nacional que vamos realizar e neste uma marca forte é a crítica à ofensiva de ódio fascista na sociedade brasileira e a luta por mais democracia. Resumindo: “menos ódio e mais democracia”. Vivemos esse período em que tivemos manifestações de rua pedindo a volta da ditadura, a volta da tortura, a volta dos assassinatos. Acho que o encontro vai ser um momento de reafirmar a luta contra essa onda e por mais democracia, inclusive na mídia.

4) Como funciona o movimento de blogueiros?

Cada blogueiro uma sentença, é uma militância individual. Aqui no Brasil existe um movimento pra garantir uma certa unidade nessa diversidade. É o movimento nacional de blogueiros, que tem os encontros nacionais. Se você chegar neste encontro e perguntar aos blogueiros sobre política internacional, cada um tem uma opinião, sobre o governo Dilma, cada um tem uma opinião diferente também. O que une essa galera é a luta pela democratização da comunicação e pela liberdade de expressão. Surpreende pessoas de outros países que perguntam ‘como vocês fizeram?’. É a junção por nossa pauta em comum.


» Para ver a entrevista completa, clique aqui.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários