Bibliotecas mineiras oferecem programação especial para as férias

janeiro 10, 2016

Foto: Circuito Cultural Praça da Liberdade / Reprodução. 


Na capital mineira, as opções de férias vão muito além de parques, cinemas e shoppings. As bibliotecas se mostram, a cada ano, uma excelente alternativa para brincar e motivar a leitura de crianças e adolescentes. É o caso da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, que aproveita as férias escolares para organizar uma agenda com diversas atividades literárias.

Para o mês de janeiro, o setor infanto-juvenil planeja encontros lúdicos em rodas de leitura, contações de histórias na Hora do Conto, jogos como o Quiz Literário e até uma Oficina de Origami, com 30 vagas.

O espaço também sediará exposições com entrada gratuita. Entre 11 de janeiro e 5 de fevereiro, será promovido um encontro com os conhecidos heróis que fazem parte do universo da infantil. A mostra “Personagens inesquecíveis da literatura infanto-juvenil” irá criar um contato real entre os leitores e seus ídolos literários.

Para Mariza Martins Coelho, presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), a estratégia é interessante e pode alcançar bons resultados. “Os bibliotecários têm as ferramentas que permitem o desenvolvimento de atividades atraentes para crianças e jovens. Além disso, aproveitamos o período de férias, em que há tempo livre, para a prática de novas ações e projetos. Tudo isso contribui para valorizar e fomentar a leitura para esse público”, conta.

Mais leitura

A Biblioteca Pública Infanto-juvenil de Belo Horizonte, cujo trabalho é focado no público jovem, também desenvolveu uma programação especial para receber os leitores no período de férias. Dentre as atividades, os visitantes poderão participar de cirandas de histórias, saraus e diversas oficinas literárias. 
Foto: Miguel Aun / Reprodução. 

A programação inclui, ainda, uma agenda cultural cuja proposta é possibilitar um possível primeiro contato dos jovens leitores com obras e autores selecionados pela biblioteca. Marina Colasanti, Ângelo Machado e Silvio Bastos fazem parte dos nomes que terão atividades relacionadas a suas obras.

Para Samuel Medina, técnico em literatura do espaço, a expectativa é que o público seja maior do que no ano passado.  Além disso, para complementar o planejamento, há uma atividade especial, na última semana de janeiro. “Iremos aproveitar a data da comemoração nacional dos quadrinhos para discutir e apresentar novos autores, trabalhos com mangás e para promover uma discussão aprofundada sobre a produção desse tipo de arte”.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.






  


Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários