19ª Mostra de Cinema de Tiradentes homenageia o cineasta Andrea Tonacci

janeiro 02, 2016



De 22 a 30 de janeiro, acontece a 19ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais. Este ano, o evento presta uma homenagem ao cineasta ítalo-brasileiro Andrea Tonacci. A abertura do evento, no dia 22 de janeiro, vai exibir às 21 horas, no Cine-Tenda, o filme “Serras da Desordem” (2006), comemorando 10 anos da sua primeira exibição. A temática central desta edição da Mostra é “Espaços em Conflito”.

“Sempre atenta ao momento atual da produção audiovisual, a Mostra Tiradentes apresenta o que vai ser o cinema de 2016. Representa o espaço das lentes originais e independentes, estimula novos olhares, provoca descobertas, estimula o debate e, nesta edição, vai enfocar os conflitos em torno dos espaços no cinema brasileiro”, afirma a coordenadora do evento, Raquel Hallak.

A temática “Espaços em Conflito” tem relação direta com o cinema de Tonacci e também com toda uma produção histórica e contemporânea do cinema brasileiro. Filmes recentes como O Som ao Redor (Kleber Mendonça Filho, 2012) e Branco Sai Preto Fica (Adirley Queirós, 2014) voltam a tocar na questão dos espaços em conflito de outras maneiras, se somando ao jeito único como o cinema brasileiro olha seus espaços e confrontos.

Homenageado

Andrea Tonacci nasceu em Roma (Itália) em 1944 e mudou-se para o Brasil aos 11 anos de idade. Figura importante da geração chamada de Cinema Marginal, participou como ator do primeiro curta-metragem de Rogério Sganzerla, Documentário (1966), e estreou como diretor em outro curta do mesmo ano, "Olho por Olho". 
Foto: Leo Lara / Universo Produção / Reprodução. 

Em 1968 exibiu "Bla Bla Bla" no Festival de Brasília. Seu primeiro longa-metragem, "Bang Bang", de produção paulista, foi filmado na cidade de Belo Horizonte em 1970. Entre 1975 e 2006, Tonacci produziu diversos trabalhos em vídeo, com maior destaque para Jouez encore, payez encore (1975), Conversas no Maranhão (1977) e Os Araras (1980). 

Só voltou ao cinema com "Serras da Desordem". Após a exibição na Mostra de Tiradentes, o filme ganhou o Kikito de melhor longa no Festival de Gramado, em agosto de 2006, e teve estreia no circuito comercial em 2008.

Oficinas

Estão abertas as inscrições para oficinas gratuitas de cinema da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Até o dia 7 de janeiro, os interessados devem preencher formulário disponível no site oficial do evento e aguardar o prazo de seleção. 

São 10 modalidades com 280 vagas no total, atendendo a públicos e interesses diversos. Como ocorre a cada ano, a Mostra Tiradentes aposta na formação e capacitação técnica para o mercado de cinema e oferece oportunidades para nova geração.
Foto: Leo Lara / Universo Produção / Reprodução. 

A tradicional oficina de “Realização em Curta Digital”, ou Oficina do Bigode (apelido do instrutor, o cineasta Luiz Carlos Lacerda), é uma das mais concorridas. Neste mini-curso, o aluno faz parte de uma equipe que tem a oportunidade de fazer um curta-metragem, aprendendo todas as etapas do processo. 

Pela Oficina do Bigode já passaram alunos que se tornaram cineastas bem-sucedidos, como o carioca Bruno Safadi. São 35 vagas, a partir de 18 anos. Para ver as outras oficinas, clique aqui.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários