#Curiosidade: De onde vem o Dia das Bruxas (Halloween)?

outubro 31, 2015



Festa popular em todo mundo, principalmente nos Estados Unidos, o Dia das Bruxas (também chamado de Halloween) é comemorado no dia 31 de outubro. Na comemoração, as pessoas vão de porta em porta atrás de doces – principalmente as crianças. Em muitos lugares do planeta, é comum as pessoas enfeitarem as casas com adereços "assustadores" e promoverem festas à fantasia.

Mas, de onde vem o nome? O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve". "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". 

O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. Mas uma coisa é a etimologia de seu nome, outra completamente diferente é a origem do Halloween moderno. Abaixo, descubra algumas curiosidades sobre esta festa:

» Desde o século 18, historiadores apontam para um antigo festival pagão ao falar da origem do Halloween: o festival celta de Samhain (termo que significa "fim do verão"). O Samhain durava três dias e começava em 31 de outubro. Segundo acadêmicos, era uma homenagem ao "Rei dos mortos".

» Foi nos Estados Unidos que surgiu a tradição moderna de "doces ou travessuras". Mas a tradição mais popular do Halloween, de usar fantasias e pregar sustos, não tem qualquer relação com doces.

» A abóbora passou a ser sinônimo de Halloween na "Terra do Tio Sam". No Reino Unido, o legume mais "entalhado" ou esculpido era o turnip, um tipo de nabo. Uma lenda sobre um ferreiro chamado Jack que conseguiu ser mais esperto que o diabo e vagava como um morto-vivo deu origem às luminárias feitas com abóboras que se tornaram uma marca do Halloween americano, marcado pelas cores laranja e preta.

» O Dia das Bruxas que conhecemos hoje tomou forma entre 1500 e 1800. Fogueiras tornaram-se especialmente populares a partir no Halloween. Elas eram usadas na queima do joio (que celebrava o fim da colheita no Samhain), como símbolo do rumo a ser seguido pelas almas cristãs no purgatório ou para repelir bruxaria e a peste negra.

» Outro costume de Halloween era o de prever o futuro - previa-se a data da morte de uma pessoa ou o nome do futuro marido ou mulher.

» Para ler outras curiosidades sobre o Halloween, clique aqui.


Fonte: BBC Brasil.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.








Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários