#CaféLiterário: Lúcia Santaella debate novas tecnologias no CCBB

agosto 04, 2015

Centro Cultural Banco do Brasil, na Praça da Liberdade, em BH. Foto: Lucia Sebe / Imprensa MG / Reprodução. 


Nesta quarta-feira (05/08), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, recebe, a partir das 19h30, a autora, pesquisadora e coordenadora do Centro de Investigação em Mídia Digitais da PUC-SP, Lúcia Santaella. Ela vem para o debate "O futuro do humano", dentro do projeto Arte & Ciência.

Autora de mais de 40 livros direcionados ao estudo das mídias digitais e semiótica, Lúcia é doutora em Teoria Literária e presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e Membro Executivo da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global (México, desde 2004).

Em sua vinda à BH, Lúcia discute "O futuro do humano" ao lado do fisioterapeuta e cientista da equipe de Miguel Nicolelis, Edgard Morya. No debate estão questões do tipo como os estudos e as pesquisas sobre o funcionamento cerebral podem contribuir para o bem-estar humano e o que esperar para o futuro? À luz das novas tecnologias, ainda podemos falar em humanismo ou o próprio sentido do humano está se desconstruindo?
Lúcia Santaella é referência nos estudos ligados à Semiótica no Brasil. Foto: Encuentro Educare  2011 / YouTube / Reprodução.

Numa série de sete encontros mensais, que estão acontecendo no CCBB Belo Horizonte e também nos CCBBs São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília-DF, o ciclo propõe a seus convidados questões estimulantes e atuais, como as relações entre a lógica não-clássica e a arte; os dilemas éticos envolvidos nas pesquisas genéticas; o poder das artes e da música para o bem-estar psicológico; as fronteiras filosóficas da física e da cosmologia. Em Belo Horizonte, os debates do projeto acontecem na primeira quarta-feira de cada mês, até dezembro.

Além de Morya e Santaella, participam dos próximos encontros do ciclo o matemático Francisco Antonio Doria, parceiro de Newton da Costa; os físicos Luiz Pinguelli Rosa e Rogério Rosenfeld; o poeta e filósofo Antonio Cicero; os artistas plásticos Arthur Omar e Ivald Granato; a biogeneticista Mayana Zatz; a filósofa Olgária Matos. O debate O futuro do humano tem duração de 120 minutos. As senhas devem ser retiradas na bilheteria do CCBB a partir das 18h30.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.





  


Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários