"Tradições de Minas" desvenda bastidores da produção de queijos

julho 26, 2015



O projeto literário Tradição de Minas, criado pelo empreendedor cultural Leo Sousa, tem como missão explorar a cultura de Minas Gerais, construindo um rico panorama da identidade mineira. Um dos destaques da série é o livro Queijos de Minas, que documenta o processo de produção de queijos artesanais e a riqueza das relações familiares com essa tradição culinária.

Há dois anos, Leo Sousa viaja por todo o estado para explorar a diversidade da produção de queijo, em um percurso que já soma 17 mil quilômetros e encontrou produtores que mantém a mesma receita na família há mais de 300 anos. Seu interesse pelo tema começa com o avô, um dos primeiros produtores de queijo de São Roque de Minas, na região da Serra da Canastra.

“Eu me lembro de ser recebido na casa do meu avô com o pão sovado do dia e queijo derretido, uma tradição caseira dos mineiros. É dessa memória que vem a minha conexão pessoal e minha motivação para esse projeto cultural”, recorda.

A experiência de Leo mostrou a diversidade da produção dentro do estado. “Do norte ao sul de Minas, produz-se variedades de queijo minas, parmesão e muçarela, mas com características distintas. Há um conjunto de peculiaridades climáticas e ecossistemas que dão aos queijos personalidades diferentes”, explica.

Em seu percurso, Leo afirma ainda que focou no aspecto pessoal, buscando a relação cultural das pessoas com a produção de queijo. “Quis retratar a importância do queijo na tradição e no sustento dessas famílias”, conta. Leo enfatiza que a receptividade dos entrevistados fizeram justiça à tradicional hospitalidade mineira. “Durante essa documentação, pude construir grandes amizades com os produtores. Diante da abordagem com proximidade e respeito, eles rapidamente se abrem e compartilham sua sabedoria”, comenta.
O projeto literário "Tradição de Minas" mostra o processo de produção de queijos artesanais em Minas Gerais. 

Uma das personalidades de destaque no trajeto de Leo Sousa foi o produtor João Dutra, de Coronel Xavier Chaves. “É um grande personagem na tradição da produção de queijos, com muito conhecimento histórico e cultural. O queijo Catauá, produzido por ele, envolve e conquista no paladar”, revela.

Outro encontro marcante foi com o produtor Jesuel, do município de Itamonte, na região da Serra Negra. “Ele passa a semana produzindo os queijos e transporta na sexta e sábado para várias cidades do Rio de Janeiro, viajando em lombo de burro”, explica Leo. Outra história interessante é a do produtor João Melo que conseguiu reunir os produtores da região da Serra da Canastra e Serra do Sauípe em um trabalho conjunto de valorização da tradição dos queijos.

Segundo Leo, essas iniciativas são importantes para o reconhecimento do produto tanto no Brasil quanto internacionalmente. “Minas Gerais já é conhecida como uma região que produz queijos de alta qualidade. Cada vez mais tenho a certeza de que Minas pode se tornar uma referência mundial, assim como as regiões da Europa que dão nome a seus famosos queijos tradicionais”.

Cinema

Outro projeto cultural de Leo Sousa é a produção do filme O Lado de Cá das Montanhas, já aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura. A proposta é retratar a riqueza da experiência documental, ressaltando a diversidade e a essência da mineiridade.

O filme passa pela gastronomia, trazendo também o artesanato e a religiosidade de Minas. “O objetivo é mostrar a importância da produção de queijo na vida familiar e nas características do povo mineiro, onde as montanhas, o clima e as mãos dos produtores trazem um diferencial na cultura”.



Fotos: Marcelo André / Reprodução.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.





  



Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários