Praça da Liberdade é palco do Dia de Cooperar em BH

julho 01, 2015

Praça da Liberdade, na região centro-sul de Belo Horizonte. Foto: Eduardo Fleck / Reprodução.


No dia 04 de julho, a Praça da Liberdade se transformará num verdadeiro palco de ações voluntárias na capital mineira. Trata-se da data em que o Sistema Ocemg comemora o Dia de Cooperar (Dia C), uma das maiores campanhas de voluntariado realizada pelo sistema  que foi iniciada em Minas Gerais e, recentemente, ampliada para todo o território brasileiro.

Em Belo Horizonte, as ações ocorrem das 9h às 13h e incluem diversas atividades gratuitas para toda a família e pessoas de todas as idades. Segundo Ronaldo Scucato, presidente do Sistema, o objetivo é chamar a atenção da população para a importância do cooperativismo, importante agente do desenvolvimento das sociedades, e também para “esta bela ação de solidariedade”.

Esta é a primeira vez que o Sistema Ocemg ocupa a Praça da Liberdade para celebrar o projeto. No local, serão montados seis espaços, que contemplam diferentes áreas de atuação do segmento, incluindo ambientes temáticos de lazer, cultura, saúde e bem-estar, além de um espaço reservado para que o público possa conhecer mais sobre a filosofia cooperativista. Na oportunidade, também será comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo.

No espaço da Degustação Cooperativa, o público poderá conhecer e degustar produtos fabricados pelas cooperativas; no Arte e Cultura, haverá exposição de instrumentos musicais, produtos artesanais, oficina e doação de livros; o Lazer Cooperativo promete ser o preferido da criançada, com brincadeiras, teatrinho, pintura fácil, teatro, balões infláveis e cama elástica.

Na área de Saúde e Bem-Estar, os visitantes terão acesso a serviços como massagens, aferição de pressão, além de poder avaliar o peso e o índice de massa corporal (IMC). No Espaço do Meio Ambiente ocorrerão doações de mudas e orientações sobre o descarte correto de resíduos eletrônicos e sobre economia de água. Também será possível adotar um bichinho de estimação na feira de doação de animais.

Já no Espaço da Cooperação, haverá bate-papo sobre o cooperativismo, onde serão oferecidas orientações financeiras e jogo institucional sobre o setor. Fechando o circuito, a banda Bartucada se apresenta com seu repertório animado e cheio de energia, no grande palco do evento.

De acordo com Scucato, a sétima edição do Dia C marca a consolidação de um projeto que nasceu destinado ao sucesso. “O Dia de Cooperar é muito importante para o cooperativismo em nível mundial, já que sua amplitude, cada vez maior, vem contaminando – no bom sentido da palavra – todos aqueles interessados em fazer o bem”, afirma.


O Dia C será realizado em todos os Estados brasileiros e em mais de 200 municípios mineiros, por meio de ações empreendidas pelas cooperativas registradas no Sistema. “O cooperativismo sempre foi motor de desenvolvimento em todo o mundo. Além disso, temos o claro intuito de fazer com que o país inteiro tome consciência da importância de ajudar o próximo, mostrando que, se cada um fizer a sua parte, é possível tornar o Brasil um lugar ainda melhor para se viver”, comenta o presidente.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.





  




Jornalista




MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários