8ª Conferência Estadual de Saúde vai fortalecer o SUS em Minas

julho 05, 2015



As Conferências são uma das instâncias de participação popular para o controle social dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Convocadas a cada quatro anos, elas funcionam como espaços abertos para acolher as demandas e necessidades de saúde das populações. Este ano, nos dias 1° a 04 de setembro, gestores, usuários e trabalhadores da saúde coletiva estarão reunidos em Belo Horizonte para a 8° Conferência de Saúde de Minas Gerais. Mas na prática como a Conferência Estadual irá impactar na vida do cidadão comum?

A Assessora para a Participação, Controle Social, Negociação Permanente e Educação na Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Conceição Rezende, explica que a conferência estadual terá um papel democrático e político-mobilizador fundamental para a saúde coletiva dos mineiros. Ouvindo comunidades e se aproximando da realidade experimentada por elas, o governo pode desenvolver políticas de saúde mais próximas das reais necessidades das pessoas e direcionar mais efetivamente o orçamento de saúde.

“Esse diálogo com o cidadão comum fortalece o Sistema Único de Saúde, porque permite compreender e atender a multiplicidade das populações. São nos espaços das Conferências que a sociedade se articula para garantir seus interesses e suas demandas na área da Saúde. As conferências têm poder para definir serviços de saúde mais amplos e mais efetivos para as pessoas. Em última análise, isso fortalece o SUS, que é a política social mais inclusiva já elaborada no Brasil”, disse Conceição.

Como funcionam as Conferências?

Com o tema Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro, as conferências são divididas em três etapas: municipal, estadual e nacional. Nos três momentos os participantes irão discutir e debater oito eixos temáticos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação social; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS;  Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS e Reformas democráticas e populares do Estado.
Ilustração: Claudia Daniel / SES-MG / Reprodução. 

As conferências municipais são abertas a todos, com direito a voz e voto, e acontecem do dia 9 de abril até 15 de julho de 2015. Tem o objetivo de analisar as prioridades locais de saúde e formular propostas no âmbito dos Municípios, Estados e União. Os participantes vão eleger delegados e delegadas que integrarão a etapa estadual. E devem encaminhar até duas propostas de saúde por eixo temático para os Relatórios Estadual e Nacional de Saúde.

Em seguida, em setembro, a 8ª Conferência Estadual de Saúde vai debater o tema e os eixos temáticos e votar as propostas e diretrizes para políticas públicas de saúde para o Estado e a União aprovadas na Etapa Municipal e eleger delegadas e delegados para participarem da 15ª Conferência Nacional de Saúde.

Buscando garantir paridade de gênero e equidade social e étnica, a Conferência de Minas Gerais contará com 3.000 participantes, sendo 2200 delegadas e delegados, 660 convidadas e convidados, 66 pessoas em credenciamento livre e 74 expositores.

Veja também:

Durante a conferência, os eixos temáticos serão apresentados aos participantes por meio de painéis centrais e/ou mesas redondas. Os expositores vão debater com os participantes propiciando a participação ampla e democrática de todos os segmentos representados na Conferência.

Após serem apresentadas e debatidas, as propostas escolhidas pelos votos vão compor o relatório final que será encaminhado à comissão organizadora da 15ª Conferência Nacional de Saúde, até o dia 31 de outubro. O Regimento que regulamenta o funcionamento da 8° Conferência Estadual de Saúde pode ser acessado neste link.




______________________________________________
Por Juliana Gutierrez, jornalista da SES-MG.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários