Exposição de Ascânio MMM abre novo espaço em Belo Horizonte

junho 22, 2015



O escultor e artista plástico português Ascânio Maria Martins Monteiro – mais conhecido como Ascânio MMM, é o convidado especial para inaugurar o novo espaço da AM Galeria de Arte no dia 27 de junho, no bairro Serra, em Belo Horizonte, com a exposição Flexos e Quasos. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 13h30. A entrada é gratuita.

Com 25 anos no mercado, a AM Galeria de Arte, criada por Angela Martins, nasceu com o objetivo de expor esculturas de um seleto grupo de artistas selecionados por Amilcar de Castro, como Franz Weissmann, Sérgio Camargo, Bruno Giorgi, Sônia Ebling e Ascânio MMM.

Único artista vivo do time inicial de escultores da AM, Ascânio retorna à galeria para um reencontro que promete. Após 20 anos sem expor na capital mineira, o escultor lança “Flexos e Quasos”, uma série recente em metal, que amplia a relação do espectador com a obra.

A série escolhida contempla esculturas de parede e de chão criadas pelo artista nos últimos dez anos, e ainda inéditas em Minas Gerais. Serão apresentadas 11 obras, feitas em 2004, 2007, 2014 e 2015. Todas desenvolvidas em metal, sendo que algumas se movimentam ao toque do espectador e outras têm pontos sutis de cor. Para contextualizar a obra e a trajetória do autor, a AM Galeria também vai expor obras das décadas de 1960, 70, 80 e 90.
Fotos: Site Ascânio MMM / Reprodução. 

Com 500 metros quadrados e um espaço gourmet completo, o novo endereço da AM Galeria pretende ampliar a interlocução artística entre Minas e Brasil, ao trazer importantes referências artísticas contemporâneas para a capital mineira. Depois de dez anos atuando também no bairro Jardins, em São Paulo, a galeria optou por encerrar sua filial paulista em 2013, mantendo um amplo acervo de arte em Belo Horizonte, com fotografia, pintura, desenho, escultura, aquarela, objetos, instalação, vídeo e performance. A ideia, desde então, era se aproximar ainda mais dos mineiros, sem deixar de lado as parcerias com renomadas galerias de São Paulo.

Com o novo espaço, a AM Galeria pode diversificar sua área de atuação, participando não só de feiras nacionais, como a SP Arte e Art Rio, como de eventos internacionais já programados para 2016, sempre com um projeto solo de um artista brasileiro. De acordo com a diretora artística e curadora Emmanuelle Grossi, o objetivo é mudar o modelo de galeria de arte em Belo Horizonte, “reforçando as parcerias com espaços independentes e abrigando novas experiências de jovens artistas contemporâneos”, afirma.

E há novidades a caminho. A começar por uma mostra de filmes, que já está sendo preparada para o público. A galeria também pretende resgatar artistas brasileiros e latino-americanos do passado. Atualmente, a AM Galeria trabalha tanto com nomes reconhecidos no exterior, como Ascânio MMM (Geração MAM-RJ, anos 70), a artista multimídia Regina Silveira (Geração 70 São Paulo) e Delson Uchôa (Geração 80) quanto com jovens artistas experimentais mineiros, como Sylvia Amélia (Geração 2000) e Bruno Cançado (Geração 2010).

O artista

Nascido em Portugal no ano de 1941 e radicado no Rio de Janeiro desde 1959, Ascânio relaciona escultura, arquitetura, matemática e filosofia em sua obra, articulando a estética com o espaço público. Formado em arquitetura, ele atuou na área até 1976, quando passou a se dedicar integralmente à arte.

O autor está presente em importantes coleções públicas e privadas de arte no Brasil e no Exterior e já expôs nas Bienais de São Paulo (1967 e 1979) e Panorama da Arte Brasileira (1970, 1972, 1975 e 1985) entre outras importantes exposições coletivas e individuais.

O livro Ascânio MMM: Poética da razão (2013), de Paulo Herkenhoff, recontextualizou a obra do português situado na Geração MAM, colocando-o em outro patamar na arte contemporânea. “Em quase cinco décadas de produção, Ascânio construiu uma minuciosa obra que lhe garante um lugar histórico na trajetória da abstração geométrica da América Latina”, assegura.


SERVIÇO:
· Exposição "Flexos e Quasos"
· Brunch de Abertura: 27 de junho, das 11h às 17h / Encerramento: 25 de julho
· Local: AM Galeria de Arte | Rua do Ouro, 136, Serra – Belo Horizonte/MG
· Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 13h30 / Entrada gratuita.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.






  





Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários