Livro "Pare de Acreditar no Governo" esmiúça a política brasileira

maio 28, 2015



Em tempos de polarização política de forma acalorada nas ruas e nas redes sociais, é interessante observar um paradoxo social: o brasileiro não acredita no político, mas confia no Estado para resolver os seus problemas. Como chegamos a esse ponto? Foi a partir desta questão que Bruno Garschagen escreveu o livro Pare de Acreditar no Governo, lançado pela editora Record. Para comprar o livro, clique aqui.

De forma analítica, o autor mostra esta disparidade brasileira que nasceu por conta da falta de acesso à educação do povo que, mesmo sem entender o sistema democrático em que vivemos, tem a sensação de não pertencer a coisa pública quando o assunto é escolher quem vai fazer a gestão dos interesses da sociedade no poder Legislativo, Judiciário e Executivo.

Bruno Garschagen mostra o quanto essa falha do entendimento político tem trago prejuízos enormes para o debate político brasileiro, principalmente quando se coloca interesses políticos e econômicos no meio. A sensação de não pertencimento do processo político, fez com que o brasileiro passasse a ver o Estado de forma paternalista, não enxergando que a engrenagem democrática precisa dar articulação dos três poderes para funcionar de forma plena.

Ainda, o autor vasculha a história política do Brasil desde que os portugueses aqui chegaram até os dias de hoje. Com texto leve, bem-humorado e informativo, Bruno recorre também às explicações de pensadores brasileiros e portugueses, tecendo uma espécie de conversa entre os intelectuais que refletiram sobre a cultura política do Brasil para narrar a história de um país cuja formação cultural se confunde com a onipresença da burocracia nacional.

No decorrer das páginas do livro, Bruno busca entender como se formou historicamente no Brasil a ideia de que cabe ao governo resolver todos ou a maioria dos problemas sociais, políticos e econômicos. De Dom João VI a Dilma Rousseff, um compromisso inabalável uniu todos os governantes, inclusive aqueles chamados (erradamente, segundo o autor) de liberais ou neoliberais: a preservação do Estado monumental e mesmo o seu crescimento. Por quê?


Sobre o autor
Bruno Garschagen é mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Católica Portuguesa e Universidade de Oxford (visiting student) e formado em Direito. Inicia o doutorado pela mesma universidade em janeiro de 2013. Além de podcaster do Instituto Ludwig von Mises Brasil, é também colunista do OrdemLivre.org, especialista do Instituto Millenium, coautor do blog português O Insurgente e mantém seu próprio blog, no qual trata de filosofia política, relações internacionais, economia e cultura.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários