Lista de indicados ao Prêmio da Música Brasileira 2015

maio 07, 2015

A atriz Camila Pitanga apresentou o prêmio em 2014. Foto: Divulgação. 


O Prêmio da Música Brasileira anunciou nesta quinta-feira (07/05) a lista de indicados a sua 26ª edição. São 106 nomes, selecionados a partir dos 977 CDs e 101 DVDs inscritos, distribuídos em 16 categorias. A cerimônia, que este ano homenageia Maria Bethânia, será realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 10 de junho, e marca o sexto ano de parceria com a Vale. 

A apresentação será de Alexandre Nero e Dira Paes, com roteiro de Zélia Duncan e direção geral de José Maurício Machline, idealizador do Prêmio. Este ano, Mônica Salmaso desponta como a recordista de indicações: quatro: Melhor Cantora e Melhor Disco, na categoria MPB. O CD ‘Corpo de Baile’ concorre ainda como Melhor Arranjador (Luca Raele) e Melhor Canção (‘Sedutora’, de Guinga e Paulo César Pinheiro).

A vice-liderança ficou com cinco artistas, com três indicações cada: Fernanda Takai: Melhor Cantora e Melhor Disco, na Categoria Canção Popular, pelo CD ‘Na Medida do impossível’, indicado ainda a Melhor Projeto Visual; Na Categoria Instrumental, Hamilton de Holanda concorre como Melhor Instrumentista, Melhor Grupo (Hamilton de Holanda Trio) e Melhor Álbum (‘Hamilton de Holanda Trio’).

Ney Matogrosso está indicado como Melhor Cantor e Melhor Disco, na Categoria pop/rock/reggae/hip hop/funk, com ‘Atento aos sinais – ao vivo’, finalista ainda na Categoria DVD, onde concorre também Gilberto Gil, com ‘Gilbertos samba ao vivo’. O CD ‘Gilbertos samba’, está indicado a Melhor álbum de MPB e deu a Gil uma vaga entre os três finalistas na categoria, como Melhor Cantor.

O grupo baiano ‘As ganhadeiras de Itapuã’ também teve três indicações: Revelação, além de melhor Grupo e Melhor Álbum (‘As ganhadeiras de Itapuã’), na categoria Regional. O grupo conta com a participação de 10 crianças, seis músicos – que tocam instrumentos de corda e percussão -  e mais 17 senhoras (Cantadeiras, Ganhadeiras, Lavadeiras). 

Mais uma vez, o Rio de Janeiro é o estado com o maior número de indicações, 36, seguido por São Paulo, com 20. A Bahia ocupa a terceira posição, com 11. Logo depois vem Pernambuco e Minas Gerais, com nove. A categoria revelação teve 170 artistas pré-selecionados e os finalistas foram: As ganhadeiras de Itapuã (BA), o violonista Jean Charnaux (RJ) e o pianista Luiz Guilherme Pozzi (PR). Já a categoria pop/rock/reggae/hip hop/funk teve o maior número de pré-selecionados: 145, seguida por MPB (com 86) e instrumental (com 73).

Votação

O corpo de jurados de CDs é composto por 20 integrantes: Alê Youssef, Aline Calixto, Altay Veloso, Claudia Netto, Dirceu Leite, Janot, Jay Vaquer, Joanna, Leila Pinheiro, Moyseis Marques, Pretinho da Serrinha, Rodrigo Campelo, Rogério Caetano, Rosa Maria Colyn e os jornalistas Antônio Carlos Miguel, Bernardo Araújo, Leonardo Lichote, Lauro Lisboa Garcia, Mauro Ferreira, além do próprio José Maurício Machline.
Fotos: Divulgação. 

Para analisar a categoria DVD foram escolhidos seis jurados: José Maurício Machline, Giovanna Machline, Antonio Carlos Miguel, Mauro Ferreira, Janot e Alê Youssef. Os três mais votados em cada categoria são indicados ao Prêmio da Música Brasileira.

Todos tiveram acesso a um sistema de votação 100% informatizado. Através do site, os jurados ouviram os trabalhos concorrentes, obtiveram as informações detalhadas sobre cada lançamento e puderam votar. O júri é formado ainda por músicos, o que permite que um integrante seja também um concorrente. Neste caso, ele não vota na categoria da qual participa.

Para eleger os finalistas, o júri fez uma pré-seleção de 536 CDs e 53 DVDs dentre os 977 CDs e 101 DVDs recebidos, incluindo tanto os trabalhos de gravadoras nacionais e multinacionais quanto aqueles distribuídos de forma independente ao longo de 2014 em todo o país. O foco não é apenas os lançamentos em CD, mas também nos novos formatos e configurações da indústria, como mp3s, downloads, etc.

O Prêmio da Música Brasileira possui um Conselho Deliberativo, que determina as regras, define o júri e o homenageado de cada edição. Ele é composto pelos músicos Gilberto Gil, Yamandu Costa, João Bosco, Wanderléa, Arnaldo Antunes, o jornalista Antônio Carlos Miguel, além do idealizador do Prêmio, José Maurício Machline.

Desde o ano de sua criação, quando homenageou Vinicius de Moraes, o Prêmio enaltece um artista brasileiro, que serve como fonte para o roteiro e repertório do show da cerimônia de entrega. Já foram homenageados, pela ordem, Dorival Caymmi, Maysa, Elizeth Cardoso, Luiz Gonzaga, Ângela Maria & Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Elis Regina, Milton Nascimento, Rita Lee, Jackson do Pandeiro, Gal Costa, Ary Barroso, Lulu Santos, Baden Powell, Jair Rodrigues, Zé Ketti, Dominguinhos, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Noel Rosa, João Bosco e Tom Jobim.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.








  

Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários