Lançamento do livro “Cemitérios de Minas: cultura e arte” em BH

maio 05, 2015



Um resgaste da história social e artística de Belo Horizonte. Esta é a proposta do evento que acontece, nesta terça-feira (05/05), às 19h, no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte. Na ocasião será lançado o livro “Cemitérios de Minas: cultura e arte”, além da entrega à Prefeitura de Belo Horizonte de 21 livros de registros de óbitos do Cemitério do Bonfim que foram recuperados e restaurados.

Pela primeira vez na história da cidade, dois cemitérios particulares patrocinaram a restauração de importantes documentos que garantiram o resgate da memória de BH. Os cemitérios Bosque da Esperança Cemitério Parque e Parque Renascer Cemitério e Crematório patrocinaram a recuperação dos livros de registros de óbitos do Cemitério do Bonfim.

A restauração do material foi coordenada pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez e pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), que detém a guarda do acervo. Os livros estavam bastante danificados e neles foram encontrados, diversos tipos de danos, como os causados por ataques de insetos, sujeira e degradações superficiais no miolo e nas capas.

Outros livros apresentavam danos que comprometiam a sua estrutura, como perdas de suporte, rasgos, furos, quebras, vincos, rompimentos de páginas, manchas diversas, presença de fitas adesivas, fragilização de costura, acidez, oxidação e danos nas capas. Nestes livros estão dados que remetem ao período da construção da capital mineira.
Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte. Foto: PBH / Reprodução. 

Neles é possível pesquisar a composição socioeconômica e cultural de seus habitantes, entre outros temas. Foram recuperados 21 livros manuscritos divididos em Livros de Registro de Sepultamento, Livros de Protocolos de Processos, Livro de Arrecadação da Seção de Rendas Patrimoniais e Livro de Divisão de Patrimônio. Cada um desses documentos é composto, em média, por 500 páginas.

Ainda, no mesmo dia, será o lançamento do livro de arte “Cemitérios de Minas: Cultura e Arte”. Patrocinado pelo Parque Renascer e Bosque da Esperança, o livro é bilíngue (português/inglês), tem coordenação de Christina Lima, pesquisa e legenda de Fabiano Lopes de Paula, fotos e pesquisa de Izabel Chumbinho, projeto gráfico de Otávio Bretas.

Feito em capa dura, o livro possui inspiradas fotografias, tem como proposta resgatar a memória cultural encontrada no universo da morte, em alguns cemitérios do Estado. Além de divulgar a importância de conhecer e preservar a arte tumular em seus diferentes espaços, ele promove o reconhecimento do seu valor artístico e histórico. A obra vem de encontra a uma tendência mundial de valorizar os cemitérios como locais de reflexo da cultura e da sociedade, por meio da arte que imprimem em seus túmulos e trabalhos paisagísticos.

Ainda, o livro Cemitérios de Minas: cultura e arte faz um inventário artístico cultural de 23 cemitérios, e servirá não somente como divulgação da arte tumular, mas também será um alerta para a necessidade de sua preservação, pois os cemitérios reproduzem aspectos socioculturais dos locais onde estão inseridos.

Nas páginas do livro foram mostrados uma arte que está cedendo lugar a novas concepções de cemitérios. Os mais tradicionais onde são encontrados vários pictóricos, esculturas, marmorarias e ofícios artísticos praticados antigamente, com seus túmulos que são verdadeiras obras de arte, ao lado de outros mais singelos encontrados muito na zona rural mineira. Ainda, no livro, é possível fazer uma reflexão sobre a tendência atual dos cemitérios antigos de darem lugar aos cemitérios-parques, aos crematórios e aos columbários, onde a morte tenta ser igual para todos.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários