Exposição “Sentidos do Nascer” no Boulevard Shopping em BH

maio 19, 2015



Até o dia 31 de maio, o público poderá conferir a exposição interativa Sentidos do Nascer no Boulevard Shopping, em Belo Horizonte (MG). A entrada é gratuita. Realizada em parceria com a Prefeitura de BH e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a mostra apresenta aos visitantes uma oportunidade para repensar a cultura dos partos realizados no Brasil.

A exposição está na área externa do shopping, localizada no Piso 2, e está aberta à visitação de segunda-feira a sábado, das 10 às 21h, e aos domingos, das 10h às 20h. Coordenada por uma equipe multiprofissional das áreas de saúde e educação, a exposição Sentidos do Nascer usa o lúdico e o sensorial para levar à população informações sobre os benefícios do parto humanizado e desmitificar os mitos relacionados ao nascimento e ao parto.

Durante a exposição, os visitantes poderão participar de rodas de conversa, oficinas, assistir exibição de documentários e, de forma interativa, experimentar as sensações da gravidez e do nascimento. A mostra esteve inicialmente no Parque Municipal de Belo Horizonte e agora está no Boulevard Shopping.

O projeto foi idealizado pela pediatra, epidemiologista e coordenadora da Comissão Perinatal e do Movimento BH Pelo Parto Normal da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, Sônia Lansky, e pelo professor da Faculdade de Educação da UFMG e historiador da Ciência, Bernardo Jefferson de Oliveira.

Sônia Lansky reforça que “devemos mudar a forma como se nasce no Brasil. Sabemos que há efeitos graves para a saúde dos bebês, intervenções desnecessárias no corpo da mulher e no processo natural do parto, que deixam uma carga negativa para esse momento tão importante”.


A Coordenadora Geral da Saúde da Mulher pelo Ministério da Saúde, Esther Vilela, deixou seu depoimento sobre a Exposição Sentidos do Nascer!#sentidosdonascer #euapoiopartonormal #saúdedamulher
Posted by Sentidos do Nascer on Domingo, 17 de maio de 2015


Durante a visitação, o público passará por vários ambientes interativos. O primeiro, batizado de Gestação, uma tela de televisão exibirá uma projeção 3D da imagem do visitante, que se verá grávido. Na sequência, as pessoas entrarão no espaço Mercado do Parto, que faz uma crítica à forma de tratamento da gestação e do parto como um negócio comercial.

O terceiro ambiente é o marco da exposição. A sala Controvérsias, um espaço para o diálogo entre os sujeitos que costumam opinar e influenciar a decisão da mulher sobre a via de parto durante a gestação. Um vídeo elaborado exclusivamente para a exposição coloca para conversar personagens que resumem a multiplicidade de pontos de vistas e argumentam contra ou a favor ao parto normal. Com linguagem simples e direta, simula o que os casais grávidos costumam ouvir durante a gestação.

Após o vídeo, o público segue para a experiência sensorial do Nascimento. Nesse ambiente, os visitantes ouvirão sons de batimentos cardíacos e ruídos que reproduzem os barulhos internos que a criança ouve quando está no ventre da mãe. Os visitantes simularão a entrada no útero e passarão pelo canal de parto. Ao final, serão recebidos pela imagem de uma mulher de braços abertos.

Para Andrea Panisset, gerente de Marketing do Boulevard, a exposição tem como principal objetivo a conscientização. “Neste momento de espera por um filho, muitas grávidas ficam cheias de dúvidas e medos principalmente em relação ao parto. A ideia é mostrar como o processo pode ser realizado sem traumas e da maneira mais natural possível, com o parto normal”.

No início de abril, a OMS divulgou um documento recomendando que cesáreas sejam realizadas somente por recomendação médica e, infelizmente, no Brasil ainda existem muitas mulheres que optam por este procedimento por medo ou comodidade. “Precisamos mudar este cenário e acreditamos que esta exposição possa ajudar neste processo”, finaliza Andrea.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista




MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários