#CaféRapidinhas: Prêmio Radiotube, Spotify, Água e Comfort Food

maio 22, 2015



Vamos dar um giro nas principais notícias do dia e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, escolha o seu café preferido e fique bem informado:

Prêmio

Produtores de conteúdo de todo o país têm, agora, até o dia 31 de maio para inscreverem suas produções no I Prêmio Jornalismo Cidadão – Radiotube 2015. Iniciativa da ONG Criar Brasil, o prêmio contemplará materiais em áudio e vídeo que abordarem temas ligados a comunicação e direitos humanos. Serão selecionados três áudios e três vídeos em português e uma produção radiofônica em espanhol. Passagens e hospedagem ficarão por conta do participante. O regulamento do concurso e a ficha de inscrição estão disponíveis no site.

Fotografia

A Agência O Globo participa pelo sétimo ano consecutivo da World Press Photo (WPP), a mais importante exposição de fotojornalismo do mundo. Nesta edição, que chega ao Rio de Janeiro no dia 19 de maio e segue até o dia 21 de junho, o público vai ter a oportunidade de observar mais de 140 fotos produzidas por mais de 50 fotógrafos de 17 nacionalidades. Na ocasião, a Agência O Globo apresenta a mostra Sem Legendas, que reúne as melhores fotos publicadas pelo jornal O Globo em 2014.

Música

A convite do Spotify, o DJ Maestro Billy realiza todo domingo a cobertura em tempo real no Twitter @SpotifyBR do reality show SuperStar, da Rede Globo. Ele fará comentários sobre o desenvolvimento do programa enquanto avalia as bandas, dá dicas aos participantes e interage com os internautas. Até o final do reality show, o DJ assume o perfil do Spotify e realiza a cobertura com a hashtag #superstar. A ação é parte de uma parceria com a Som Livre, que disponibiliza as músicas do programa em uma playlist exclusiva no Spotify. Para ouvir a playlist exclusiva do reality show, clique aqui.
Tiaguinho, Sandy e Paulo Ricardo são os novos jurados do SuperStar. Foto: TV Globo / Reprodução. 

Gastronomia

No dia 23 de maio, acontece pela primeira vez em Belo Horizonte o festival Comfort Food – Comida de Mãe. Trata-se de um evento que remete a uma cozinha afetiva e se transformou em uma forte tendência na gastronomia internacional que é praticada por chefs e restaurantes renomados em várias partes do mundo. O evento será realizado das 12h às 22h, na Praça Marília de Dirceu, no Lourdes. Ao todo, serão oito restaurantes participantes, dentre eles o tradicional Dona Lucinha, que pode ser considerado o precursor do conceito comfort food em Minas Gerais.

Exposição

Até o dia 23 de maio, acontece a 13ª edição da Semana Nacional dos Museus no Instituto Inhotim, em Brumadinho, na Grande BH. Com o tema "Museus para uma sociedade sustentável", a programação do Inhotim inclui visitas mediadas em pontos, atividade recreativa e oficina de chás. Todas as atividades são gratuitas para o visitante. Neste ano, um novo modelo de mediação de visitas será implementado nestes dias. Os visitantes receberão um roteiro que explora seis pontos dos acervos artístico e botânico do Instituto.  O roteiro estimula uma visita autônoma com reflexões sobre o tema da sustentabilidade. Assim, o visitante poderá conhecer um Inhotim sendo guiado por uma temática diferenciada.

Cinema

Pelo décimo ano consecutivo, o Programa Cinema do Brasil esteve presente no Festival de Cannes, um dos mais importantes eventos do calendário do cinema mundial. A 68ª edição do festival aconteceu entre 13 e 24 de maio, na cidade francesa. Um dos principais objetivos do programa no evento é promover produções brasileiras; entre elas, os curtas selecionados para o Festival: “Command Action”, de João Paulo Miranda Maria, produzido pelo Grupo Kino-Olho, dentro da Semaine de la Critique – Court Métrage; e “Quintal”, de André Novais Oliveira, da produtora Filmes de Plástico, na Quinzaine des Réalisateurs – Court Métrage.

Documentário

A O2 Play e a Cinedelia lançaram, recentemente, o documentário A Lei da Água – Novo Código Florestal. Dirigido por André D’Elia, com produção executiva de Fernando Meirelles, o filme retrata a polêmica sobre as mudanças na legislação que prevê o que deve ser conservado e pode ser desmatado nas propriedades rurais e cidades brasileiras. O documentário, que nasceu de uma campanha de crowdfunding, já foi visto por quase 12 mil pessoas em todo o Brasil, em mais de 200 sessões realizadas em parceria com organizações, movimentos sociais e instituições interessadas em debater a relação entre crise hídrica, desmatamento e ocupação urbana. Assista o trailer:


Literatura

Foram prorrogadas as inscrições do concurso Livro dos Sonhos, promovido pelo site Letras & Ideias. Os interessados podem se inscrever até o dia 02 de junho. O concurso tem como objetivo incentivar o surgimento de novos autores brasileiros que sonham escrever o próprio livro. Para realizar a inscrição no concurso é preciso apenas enviar a sua ideia e os argumentos para sua publicação. O vencedor ganhará a produção editorial completa de seu livro, com exceção da impressão da obra. O resultado será divulgado no dia 09 de junho.

Saúde

O canal Universal Channel, atendendo a legislação que determina a produção de conteúdo nacional na TV Paga, está produzindo uma nova série que irá abordar os bastidores da saúde pública brasileira. Trata-se da série Unidade Básica, que está sob a responsabilidade da produtora paulista Gullane e terá oito episódios. Os atores Ciocler e a Ana Petta serão os protagonistas da série. "Foi intenso, porque em muitos casos são pessoas que não conseguem sair da cama. Vamos mostrar uma realidade muito brasileira, não dá para comparar com nenhuma série médica americana que a gente conhece", diz a atriz. A previsão para estreia é ainda neste semestre.

Solidariedade

O Instituto Penido Burnier acaba de firmar parceria com a OneSight para o oferecimento de  consultas oftalmológicas, óculos de grau e de sol gratuitos às crianças matriculadas nas escolas públicas municipais. A iniciativa visa reduzir os problemas de visão na infância, maior causa do baixo rendimento escolar. De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) uma parcela importante de crianças nunca foi ao oftalmologista. Isso porque, nas maiores capitais do país, de 45% a 70% das crianças com até 9 anos afirmam ter alguma dificuldade para enxergar.

Emprego

O Instituto Beleza Natural está com 150 vagas para contratação imediata, incluindo oportunidades para cabeleireira, recepcionista, assistente administrativo, gerente, entre outras áreas. Também há vagas para pessoas com deficiência (PCD) em Minas Gerais. Interessados devem comparecer ao Centro de Treinamento (Rua Guajajaras, 931, 10º andar, Centro) com currículo, carteira de trabalho e comprovante de escolaridade entre 25 e 29 de maio.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista




MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários