Funed recebe estudantes para a formação de jovens cientistas em BH

abril 13, 2015

Foto: Funed / Reprodução. 


Na última quinta-feira (09/04), oito alunos que cursam o ensino médio em escolas públicas de Belo Horizonte, iniciaram suas atividades como bolsistas de iniciação científica Jr. (BIC Jr) da Fundação Ezequiel Dias (Funed)Por ano, a Funed recebe, aproximadamente, 20 bolsistas que, durante um ano, são orientados por profissionais para desenvolvimento de projetos de pesquisa. 

O programa costuma ser a primeira oportunidade e a porta de entrada no mercado de trabalho para esses jovens estudantes. Durante a chegada dos bolsistas, eles assistiram a vídeos sobre o Programa e sobre a Funed e fizeram uma visita guiada por algumas áreas da Fundação. 

Matheus Henrique, estudante do primeiro ano do Ensino Médio, não conhecia a instituição e mostrou-se bastante interessado. “Quando fiquei sabendo do Programa, achei uma ótima oportunidade de conhecer a Funed e aprofundar meu conhecimento em Química, área que gosto”, relatou. 

O Programa de Iniciação Científica é uma realização da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento com parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEMIG)As Bolsas de Iniciação Científica Junior têm duração de um ano e podem ser prorrogadas por igual período. Ao final do primeiro ano de desenvolvimento do projeto de pesquisa, durante o Seminário Carlos Ribeiro Diniz, os estudantes apresentam os trabalhos produzidos e os melhores são premiados.

Os bolsistas são distribuídos nas mais variadas áreas da Funed de acordo com sua preferência e aptidão e podem desenvolver os trabalhos nos Laboratórios da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), na Unidade de Gestão Ambiental (UAG), na Biblioteca e na Unidade de Gestão da Qualidade da Diretoria de Pesquisa. 

“O contato inicial dos alunos de Iniciação Científica Junior em diferentes setores permite que os mesmos conheçam as diferentes áreas de atuação da instituição e aprendam um pouco sobre as pesquisas realizadas em cada uma delas”, afirma Flávia Cappuccio Resende, da Divisão de Informação Coleções e Popularização Ciência. Ela destaca ainda que, desta forma, os alunos podem ser despertados para áreas que antes não conheciam.

Gabriella Fidelis Avelar, outra novata do Programa, disse que quer cursar Biomedicina e tem a expectativa de que sua estadia na Fundação possa ajudá-la a decidir em que área se especializar futuramente. “Gostei de conhecer sobre os processos do serpentário e saber sobre o controle de alimentos que é feito nos laboratórios”, concluiu.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.






  


Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários