Final do #BBB15 cresce em audiência, mas mostra saturação

abril 09, 2015

Foto: João Cotta / TV Globo / Divulgação. 


Com final previsível, o #BBB15 encerrou a temporada em clima de marasmo e com grande sinal de saturação entre o público, tanto na TV, quanto na web. Nas redes sociais, os internautas fizeram piada com o fato do reality show não movimentar torcidas como antes e não causar mais empolgação. Para ver a final na íntegra, clique aqui.

Mas, ao contrário dos outros anos, a audiência mostrou leve crescimento e marcou 27 pontos. Enquanto isso, no ano passado, o programa final alcançou apenas 23 pontos de audiência, segundo dados do Ibope. E, mesmo com a baixa popularidade, o reality show ficou durante toda final entre os assuntos mais comentados nas redes sociais.

A final só ratificou aquilo que o público já sabia: o universitário paranaense Cézar Lima, 30 anos, sagrou-se campeão desta edição do Big Brother Brasil 15 com 65% dos votos e faturou sozinho o prêmio de R$ 1,5 milhão. Enquanto isso, a empresária paulista Amanda Djehdian, 28 anos, recebeu 35% e faturou R$ 150 mil.

Com um jogo solitário, inflexões estranhas na voz e sotaque caipira, Cézar perdeu todas as provas de comida e da liderança que participou. Mas, desde o primeiro dia que entrou na casa, representou o telespectador pelo encantamento de estar no programa e por ter tentado muitas vezes entrar, mas só ter conseguido agora.

Cézar não foi protagonista do #BBB15, mas de todos os participantes que já passaram pelo Big Brother Brasil foi o único que verbalizou com todas as forças que estava realizando um sonho e que via no reality show uma oportunidade de sair do anonimato, assim como sonha muitas outras pessoas que também compartilham deste mesmo projeto de vida. E essa conexão foi fundamental para que o público o escolhesse em detrimento a outros participantes que movimentaram o Jogo com muito mais intensidade.

Diferente dos outros realitys em que o prêmio fica para um participante que se destacou, o Big Brother Brasil tem um perfil um pouco diferente. O critério do público para eleger um vencedor leva muito em conta a origem humilde e a real necessidade do participante com o dinheiro. Muitas vezes, a trajetória do participante que pode não ter contribuído em nada para a dinâmica do Jogo não é levado em conta.

Talvez, cientes disso, os próprios participantes, em um determinado momento, perceberam que o “jogo havia perdido a graça” e isso foi transparecendo para o telespectador de forma latente. Para que ver pessoas trancadas numa casa sem fazer nada de útil querendo fazer do ócio e da “movimentação do endredon” um trampolim para a fama? Quem sabe o público já não está mostrando sinais que se cansou? Definitivamente, o #BBB15 se despede sem mostrar a que veio. Será mesmo que é válido ter o #BBB16?






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários