Mau posicionamento dentário pode causar problemas à saúde

fevereiro 27, 2015

Foto: iStock / Reprodução. 


Dores de cabeça, de ouvido, problemas na fala e, até mesmo, dificuldade no sono e na mastigação. Estes são alguns dos sintomas causados pelo mau posicionamento dentário. Além de afetar diretamente a autoestima e inibir o sorriso de algumas pessoas, este problema, em casos mais graves, pode até ser um dos fatores de risco da perda dentária a longo prazo.

É o que explica o dentista Paulo Coelho Andrade, especialista em implantodontia e odontologia estética. “A origem disso pode estar ligada a fatores genéticos, a maus hábitos orais (linguais, mastigatórios e oclusais), à perda de dentes, entre outros. Se não tratados corretamente, esses distúrbios podem causar dores nos músculos, ossos e articulações do rosto, assimetria facial, surgimento de doenças periodontais (cáries, gengivite, tártaro etc)”, revela.

Entre os problemas mais comuns, estão o apinhamento (falta de espaço para os dentes), a diastema (espaços entre os dentes frontais) e a má oclusão. Para Andrade, a melhor maneira de evitar o mau posicionamento dentário é o tratamento ortodôntico ainda na infância que traz, a médio e longo prazo, um ótimo resultado estético e funcional.

Já para pacientes que precisam fazer a reconstrução do sorriso e não tiveram a oportunidade de fazer um tratamento ortodôntico na juventude, o dentista conta que é adepto do uso da tecnologia CEREC - uma técnica de facetamento que pode produzir um dente em cerca de 15 minutos.

“A técnica é uma grande novidade. É menos invasiva e mais rápida que as correções convencionais, proporcionando ótimos resultados estéticos. Além do mais, esta inovadora cerâmica demonstra uma dureza 2,5 a 3 vezes mais elevada se comparada a porcelanas habituais”, explica Paulo Andrade.

A metodologia consiste em um scanner de alta precisão que auxilia na modificação, análise e criação dos dentes para produção de restaurações e/ou implantes. Em apenas três passos, o procedimento cria uma “capa” - idêntica à dentição natural, que reveste dentes danificados, corrigindo problemas estéticos e funcionais.

Cansada de sentir dores e de olho em um sorriso mais bonito, a empresária Vanessa Quites optou pelo uso da CEREC. O objetivo dela era corrigir a oclusão (mordida torta) e aumentar alguns dentes já desgastados. “A correção é prática, rápida e eficiente. Em pouquíssimo tempo o meu sorriso virou outro. Não percebemos o quanto os dentes influenciam no visual como um todo até que façamos as devidas correções”.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários