Fiocruz Minas lança aplicativo que ajuda identificar Doença de Chagas

fevereiro 07, 2015

Foto: Wikimedia / Reprodução. 


Para ajudar na capacitação dos agentes de saúde que atuam diretamente com o enfrentamento da Doença de Chagas, os pesquisadores da Fiocruz Minas desenvolveram um aplicativo que permite identificar o vetor e os principais sintomas da doença. Batizado de Triatokey, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente para celulares Android e não precisa de internet para funcionar.

Por enquanto, ainda não há uma versão para outras plataformas móbile, nem a opção de baixar diretamente pelo Google Play Store. Só é possível baixar o Triatokey diretamente pelo site. Ou ainda, se o usuário assim preferir, existe a possibilidade de usar o aplicativo a partir de um navegador no celular, computador ou tablet, independente da plataforma.

De acordo com a doutora e pesquisadora Rita de Cássia Moreira de Souza, do Laboratório de Triatomíneos do Centro de Pesquisas René Rachou da Fiocruz Minas, a demanda surgiu quando, há cerca de dois anos, ela constatou que havia um problema no treinamento dos agentes de saúde.

“Percebi que havia uma grande rotatividade dos agentes. Quando um sai do cargo, o município fica sem uma pessoa capacitada, o que atrapalha o programa de controle da doença”, disse Rita. Foi aí que a pesquisadora teve a ideia de criar algo mais prático que não demandasse um novo custo para o município.

O aplicativo funciona de forma simples: o usuário responde perguntas sobre características visíveis do inseto a ser identificado. Acontece um processo de eliminação, por meio das perguntas, que estreita as possibilidades. Para facilitar o processo, cada pergunta é acompanhada de fotos que podem ser ampliadas. Ao fim do processo, chega-se ao gênero do animal e a um pequeno número de espécies dentro daquele gênero.
Página Inicial da interface do aplicativo "Triatokey", desenvolvido pela Fiocruz Minas. Foto: Reprodução.  

Desde então, o Triatokey tem sido usado em treinamentos e ensino, nos cursos do serviço de referência e nas aulas da pós-graduação da Fiocruz Minas. Segundo o doutor e também pesquisador da Fundação, Jerônimo Ruiz, principal programador do aplicativo, “o programa é portátil, sua capacidade de ajudar no combate à doença não tem preço. Não há outro software que faça isso”.

A Doença

Causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi, a Doença de Chagas é transmitido pelas fezes de um inseto (triatoma) conhecido como barbeiro. O nome do parasita foi dado por seu descobridor, o cientista Carlos Chagas. O inseto possui hábitos noturnos e costuma viver em frestas de casa de pau-a-pique, cascas de árvores secas, ninhos de pássaros e embaixo de pedras.

A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou. Também pode haver contaminação por transfusão de sangue ou por alimentos em que o inseto é moído em conjunto sem que haja um controle de higiene, como pode acontecer, por exemplo, com o caldo de cana ou açaí consumidos em lugares insalubres.

Entre os principais sintomas estão febre, mal-estar, inflamação, dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos, além de um aumento do fígado, baço e coração. Ainda, o parasita pode ficar alojado na pessoa por anos e só se manifestar em período de imunidade baixa. O exame de sangue de rotina é o mais indicado para o diagnóstico preciso da Doença de Chagas.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), estima-se que existam aproximadamente 12 milhões de portadores da doença de Chagas nas Américas, sendo cerca de 3 milhões somente no Brasil. No nosso país, todo o tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio das Unidades Básicas de Saúde.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários