Filme "Dois dias, Uma Noite" critica relações humanas no trabalho

fevereiro 09, 2015

Foto: Imovision / Reprodução. 


*Por Silvia Amâncio 


O novo filme de Marion Cotillard – uma das melhores atrizes francesas de sua geração, traz uma sofrida crítica ao mercado de trabalho e as angústias que o capitalismo gera na classe trabalhadora, entre eles o descarte humano promovido pelas empresas.

Em Dois dias, Uma Noite, a personagem Sandra, de Marion, é uma funcionária de uma pequena fábrica no interior da França. Ela adoece e precisa se afastar de suas atividades profissionais. Assim que recupera sua saúde ou parte dela, já que a depressão parece não se curar, ela tenta retornar ao emprego, mas é demitida com a desculpa de não fazer falta. “O que antes 17 pessoas faziam, vimos que 16 fazem perfeitamente”, diz seu encarregado.

A selvageria capitalista vai além. A empresa força os funcionários escolherem entre despedir Sandra e receberem um magro bônus, o que afeta drasticamente as relações entre os colegas de trabalho. Depressiva, desolada, sem emprego e em pânico pelo futuro de sua família, Sandra bate de porta em porta em busca de apoio para que ela permaneça no emprego ao custo de seus colegas perderem o tal bônus.
Fotos: Imovision / Reprodução. 

A jornada da personagem entre negativas e apoios é sofrida, violenta e reveladora. Sandra encontra apoio onde menos imaginava e indiferença onde sempre teve certeza de acolhimento. Conceitos de solidariedade, coletividade e empatia (a difícil tarefa de se colocar no lugar do outro) acompanham a história que em raríssimos momentos nos levam ao riso.

O contínuo processo de cura dos deprimidos a travar uma luta diária por sua existência parece ser o objetivo da personagem. O destaque fica pelo papel amoroso e companheiro de seu marido, seu grande protetor e incentivador. Notamos no filme os poucos amigos de Sandra, pouquíssimos por sinal, que se mostram realmente anjos da guarda, tal como na vida real. Abaixo, assista o trailer do filme:










__________________________________________________
*Perfil: Sílvia Amâncio é jornalista, entusiasta da Sétima Arte e de um tanto de outras coisas. Especializada em comunicação em projetos ambientais e especializando em Comunicação e Saúde. Costuma escrever sobre relações viróticas de trabalho, saúde, direitos humanos e mídia, sempre levando para o lado latino-americano e socialista da vida ao sul da fronteira.










Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários