#CaféEntrevista: Paulo Betti fala sobre o personagem Téo Pereira

fevereiro 10, 2015

Foto: TV Globo / Reprodução. 


Ele é um dos personagens mais populares da novela Império, da Rede Globo. Não...não se trata do “abominável homem de preto”, mas sim do blogueiro Téo Pereira, interpretado pelo ator Paulo Betti. Com o seu biquinho e jeito afetado ao chamar os outros de “quereeedos”, Téo cobre os principais acontecimentos da alta sociedade carioca de uma maneira ácida e bastante sarcástica.

Para falar sobre o sucesso deste personagem que caiu nas graças do povo, conversei com o ator Paulo Betti para a Revista Vox Objetiva, de Belo Horizonte, na edição de nº 67 (Fevereiro/2015). O bate-papo foi publicado ao lado de uma matéria especial que fiz sobre a atual novela de Aguinaldo Silva. Império não é um sucesso de audiência, mas o carisma dos seus personagens recuperou o prestígio da faixa das nove na Globo. Abaixo, confira a entrevista:

1) O Téo Pereira é diferente de tudo o que você já fez na televisão. Como aconteceu o convite para entrar em "Império" e como foi o processo de criação deste personagem?

O convite foi do diretor da novela, Rogério Gomes. Imediatamente comecei a pesquisar na memória pessoas que eu conheci que pareciam com o Téo. Me lembrei de Sérgio Mamberti interpretando o Veludo no filme O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, e também de Hugo Carvana, que costumava fazer uma ‘biba’ nos intervalos das filmagens. Foram as duas primeiras referências.

2) O seu personagem é um dos mais populares de "Império". Em que você credita este sucesso do personagem entre o público e a crítica, cujos bordões estão na boca do povo? Será que o Téo pode ganhar um filme ou uma série, como aconteceu com o personagem Crô, também do Aguinaldo Silva?

Acho que o sucesso do personagem é uma combinação de fatores. O primeiro é, evidentemente, o excelente texto de Aguinaldo Silva, a coragem do diretor que me deu respaldo na criação exagerada, até caricata, como alguns acusam e que assumo. Procurei me inspirar também nas chanchadas da Atlântida. O povo gosta de personagens de cores fortes.

Não acredito em continuação...acho que o Téo funciona porque está na novela, no meio das cenas do Comendador, e o personagem funciona como um respiro de humor em Império. Pode também funcionar no teatro, mas a princípio não penso em continuar, certos personagens nos escravizam se não os abandonamos, não quero ser um cavalo eterno do Téo.
Foto: TV Globo / Reprodução. 

3) Téo tem uma grande desavença pessoal com o personagem Claudio Bolgari, de José Mayer. Há um quê de paixão reprimida? Acredita em um final feliz para o Téo Pereira ao lado de um amor verdadeiro? O que o público pode esperar do Téo nesta reta final de Império?

Fiquei super feliz quando o Aguinaldo escreveu em seu blog que o Téo é imortal. Isso significa que ele não vai matá-lo. Espero que o Téo termine lançando o livro, cercado de muitos bofes.

4) Téo Pereira representa, de certo modo, os jornalistas que estão se aventurando no mundo dos blog. Você acredita que o futuro do jornalismo está nos blogs, mais precisamente na internet e nas redes sociais? Você acompanha algum blog? Se sim, qual?

Téo é um jornalista de nível muito baixo, tem gente muito boa nos blogs, ele representa um tipo ruim de jornalismo, escandaloso e mentiroso. Eu costumo ir ao Blog do Aguinaldo Silva Digital, do Luis Nassif e do Jorge Furtado. Para contrabalançar as noticias que vejo na mídia diariamente, sou leitor compulsivo de jornais.

5) E você, acompanha os blogs, sites e revistas de fofocas? Na sua opinião, porque o brasileiro gosta tanto de saber da vida dos famosos?

Todo mundo gosta de saber fofocas, não só no Brasil. Alguns lugares gostam ainda mais. A fofoca é um fator importante na vida das pessoas...Eu não acompanho nenhum colunista de fofocas regularmente.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários