Temperos frescos podem substituir o uso de sal

janeiro 15, 2015

Foto: iStock / Reprodução. 


O consumo excessivo de sal faz mal à saúde e pode trazer problemas sérios como a hipertensão arterial. No Brasil, a doença é diagnosticada em cerca de 33 milhões de pessoas e seu aparecimento se dá, muitas vezes, pelo fato de temperarmos as nossas refeições com condimentos processados, tais como caldos de carne em cubo e molhos prontos.

Uma das alternativas para diminuir a ingestão diária de sal é a utilização de temperos frescos ou desidratados, tais como alecrim, gergelim, açafrão, manjericão, orégano, salsa, cebolinha, cebola, tomilho, louro, hortelã, alho, gengibre, pimenta preta, branca e calabresa. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, estes temperos podem ser utilizados em diversas preparações culinárias agregando sabor e aroma a receitas.

A cebola, por exemplo, ajuda a limpar as secreções respiratórias, melhora dores articulares, além de ter função antioxidante e anti-inflamatória. Já o manjericão acelera a cicatrização da pele, protege contra desconfortos intestinais. O tomilho alivia problemas respiratórios, reduz o colesterol, tem antioxidantes que protegem contra o envelhecimento das células, enquanto o orégano é antibactericida, anti-inflamatório, estimulante, além de aliviar dores e ajudar na digestão.

Na salada, o uso do limão reduz a necessidade de adição de sal e óleo. Ao cozinhar feijão, você pode colocar duas folhas de louro, alho, salsa, cebolinha, manjericão e uma porção generosa de cebola picada. Ainda, você pode aproveitar e cozinhar ao mesmo tempo na panela beterraba, cenoura ou vagem que acrescentam sabor, aroma e mais nutrientes ao feijão.
Foto: iStock / Reprodução. 

Outras combinações também podem ser feitas, como o louro em sopas, alecrim em carnes, salsa na macarronada, manjericão no molho de tomate e tomilho na batata. Desde que utilizados com moderação em preparações culinárias com base em alimentos in natura ou minimamente processados, o uso da combinação de temperos frescos contribuem para tornar a alimentação mais saborosa e nutricionalmente adequada.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda dois gramas de sódio por dia – o que equivale a cinco gramas de sal. Mas, infelizmente, o brasileiro comum consome muito mais que isso, em torno de 12 gramas. Alimentos industrializados, tais como embutidos, enlatados e, até mesmo, refrigerantes e sucos de caixinha possuem grande quantidade de sódio e, consequentemente, de sal. Abaixo, confira duas receita de tempero caseiro à base de ervas:

Tempero Seco

Ingredientes
1 colher de chá de alho picado ou desidratado
1 colher de chá de manjericão desidratado
1 colher de chá de alecrim desidratado
1 colher de chá de salsa desidratada ou ervas finas
1/2 colher (chá) de açafrão
1/2 colher (chá) de pimenta preta
1 pitada de noz moscada

Como fazer?
- Bater todos os ingredientes no pilão ou liquidificador.
- Colocar no saleiro de mesa em substituição ao sal.
- Utilizar para temperar saladas, carnes ou outros alimentos à mesa.

Tempero Molhado

Ingredientes
3 colheres de chá de azeite
3 colheres de chá de suco de limão
1 colher de chá de salsa desidratada
1 colher de chá de tomilho
1 colher de chá de hortelã
1/2 colher de chá de gengibre
1 pitada de pimenta do reino
1 cebola cortada em cubinhos
1 colher de chá de alho picado ou desidratado

Como fazer?
- Em um pote, misture bem todos os ingredientes.
- Ideal para usar em saladas ou em carnes grelhadas.
- Após usar, armazenar na geladeira por até três dias.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários